Você está pronto para receber um executivo C-Suite? Considere estes 5 pontos

Você está pronto para receber um executivo C-Suite? Considere estes 5 pontos
Foto: (reprodução/internet)

Os líderes de primeira linha aplicam cada contribuição individual para calcular o impacto final e total da empresa no campo como um todo. 

Esse nível de poder não é fácil de ganhar, mas se você tem o que é preciso para ser um C-suite, isso significa que pode ganhar uma das carreiras mais lucrativas, desafiadoras e interessantes em uma organização.  

ANÚNCIO

O guia a seguir ajuda a definir essa qualidade indescritível – presença executiva – e oferece conselhos concretos sobre como decidir se uma função executiva é certa para você. 

5 Definindo as qualidades de um líder executivo

1. Pensamento Estratégico

A diferença entre um diretor e um diretor financeiro (CFO) é sua escala de pensamento. O diretor supervisiona as operações contábeis e a conformidade tributária, implementa os processos do dia-a-dia e gerencia uma equipe. O CFO, por outro lado, é o único responsável por manter o solvente do negócio. 

Eles gerenciam o risco financeiro da empresa, geram novos fluxos de receita, corretora acordos financeiros e investem no futuro da empresa. Um CFO define uma estratégia financeira, enquanto um chefe de departamento descobre como implementá-la. 

Ambas as funções são essenciais, mas para líderes executivos, a perspicácia empresarial é mais imperativa do que o domínio técnico.

Leia também: Construa sua marca pessoal: seja publicado em uma publicação confiável

2. Rede profissional poderosa

Uma rede social poderosa é o principal ativo de um executivo. Quando as empresas adquirem um novo líder, geralmente entende-se que elas também esperam ganhar novos aliados no setor. 

Os executivos representam uma extensão da empresa e são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de parcerias. Dessa forma, ter uma sólida reputação entre seus colegas o ajudará a avançar para o cargo de diretoria. Suas habilidades de comunicação pode facilitar o seu caminho lá. 

Para se preparar para uma função executiva, cultive conexões autênticas com seus colegas e parceiros de negócios. Participe de eventos do setor, seja voluntário para organizações sem fins lucrativos, participe de um conselho de diretores e acompanhe contatos antigos para manter seu relacionamento com eles.

3. Responsabilidade pessoal

Os líderes que conquistam mais respeito seguem padrões mais elevados, não apenas na esfera profissional, mas também por se comportarem de forma ética dentro e fora da sala de reuniões. Veja, por exemplo, Sylvia Metayer, CEO da Sodexo Corporate Services Worldwide, que se autodenomina uma  “líder servidora ” em entrevista à Inc.  

De acordo com Metayer, ela é responsável perante seus funcionários por criar um ambiente no qual eles possam prosperar. Para aumentar a satisfação dos funcionários, a Sodexo identifica as principais prioridades da equipe, uma agenda para melhorar as condições e marcos para progredir em direção a essas metas. 

No interesse da transparência, Metayer publica os resultados de seu trabalho e compartilha o relatório com funcionários e partes interessadas todos os anos.

Você está pronto para receber um executivo C-Suite? Considere estes 5 pontos
Foto: (reprodução/internet)

A pesquisa prova que a responsabilidade social corporativa não é uma exceção à regra ou um chavão da escola de negócios. De acordo com o relatório das empresas mais éticas do mundo de 2020  (The Ethisphere® Institute), a ética é boa para os negócios e pode aumentar os resultados financeiros de uma empresa. 

O Ethisphere demonstra que as organizações com as maiores margens de lucro também possuem as seguintes qualidades principais:  

  • Um programa de ética e conformidade
  • Cultura de trabalho baseada em princípios
  • Iniciativas de voluntariado e ativismo
  • Quadro de liderança íntegro
  • Governança ética clara

Considerando o interesse crescente em sustentabilidade, ética e promoção do bem comum, faz sentido que os recrutadores executivos considerem a responsabilidade pessoal e a virtude como duas das qualidades mais importantes em um líder. 

4. Observador

Depois de alcançar o metafórico país das maravilhas da Arcádia que é o C-suite, não perca sua perspectiva conquistada com esforço dos níveis mais baixos da hierarquia de negócios. 

De acordo com um relatório da McKinsey & Company, uma das características definidoras de um líder de sucesso é sua capacidade de compreender e apoiar a cultura geral da empresa

Mesmo que você não trabalhe mais com funcionários na linha de frente, tente avaliar o que é importante para eles e como eles interagem com os vários ramos de sua organização.  

Os líderes executivos também precisam expandir sua visão para incluir o mercado ao seu redor. Saiba que nova tecnologia ou legislação está prestes a transformar o setor – e como sua empresa pode assumir o comando durante períodos de interrupção.

Veja também: Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber

5. Fé em sua empresa e colegas

Se você pretende liderar uma organização com autoridade e convicção, precisa abraçar sua missão. Antes de ingressar no Conselho, certifique-se de compreender o negócio, acreditar que ele serve a um propósito essencial e realmente apoiar a visão deles.  

Como você também trabalhará em estreita colaboração com outros membros da equipe executiva, também é prudente refletir sobre seus sentimentos em relação a eles. Você respeita esses líderes e confia neles para agir no melhor interesse da empresa? E a sociedade como um todo?  

Para que você aproveite qualquer momento significativo na diretoria, você precisa gostar de seus parceiros de negócios e acreditar que está fazendo uma diferença positiva por meio do seu trabalho.

Você está pronto para receber um executivo C-Suite? Considere estes 5 pontos
Foto: (reprodução/internet)

Fazendo a transição da alta administração para a diretoria executiva 

O nível mais alto em uma organização exige mais do que “média” ou “comum”. Se você quiser subir ao nível executivo, nunca deixe um colega acusá-lo de faltar. Tornar-se um executivo exige um trabalho tremendo, muitas horas e uma rara combinação de talento e habilidade inatos. 

Se você deseja garantir uma posição cobiçada na diretoria, um coach executivo pode ajudá-lo a criar um plano e colocá-lo em ação.

Fique por dentro: Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO