3 perguntas que os profissionais seniores devem fazer a um mentor

Foto: (reprodução/internet)

Muitos profissionais seniores tiveram seus planos de carreira perdidos por causa da pandemia. Isso pode levar a emoções confusas - uma sensação de perda, por um lado, e a perspectiva de novas oportunidades, por outro. Um mentor pode ajudar a equilibrar as duas emoções e esclarecer um caminho a seguir.

Perder o emprego ou sentir que sua trajetória está fora dos trilhos é perturbador, pode até perturbar seu senso de identidade no mundo corporativo. 

ANÚNCIO

Talvez uma semana atrás você tenha sido reconhecido por suas contribuições para o crescimento dos negócios, você estava ocupado com gerenciamento de pessoal, reuniões executivas e contatos frequentes com outras entidades de negócios. 

Mudar desta posição para a de candidato a emprego é naturalmente chocante e trabalhar com um mentor pode oferecer uma oportunidade para novos insights e perspectivas sobre o que fazer a seguir.

Profissionais seniores não estão sozinhos agora

Eles não devem presumir que estão sozinhos ao carregar esse fardo. Os mentores podem ser parceiros na jornada. No nível sênior, considerações especiais devem ser feitas na estruturação das sessões de mentoria para proporcionar os benefícios pretendidos. 

ANÚNCIO

O mentor e o pupilo devem priorizar o processo para que não seja desviado por outras demandas. Muitos profissionais seniores descobrirão que seu mentor está, na verdade, em um ponto de carreira semelhante a eles, ou até mesmo no mesmo nível de experiência. 

Pode parecer estranho no início pedir conselhos de alguém “do seu nível”, mas na verdade significa apenas que o mentor pode ser ainda mais capaz de se relacionar com os desafios, preocupações e obstáculos do pupilo.

Leia também: Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança

ANÚNCIO

O mentor certo pode fazer a diferença

Um mentor, como uma perspectiva externa, pode oferecer orientação "just-in-time" específica ao contexto, extraída da experiência, sabedoria e uma rede de conexões que são altamente relevantes para resolver os problemas do pupilo e alcançar o objetivo desejado. 

Quatro necessidades em um relacionamento de mentoria são satisfeitas com este perfil de mentor: experiência relevante, visão ampla, conexões e confiança. É por isso que Ivy Exec sempre pergunta qual é o seu setor e qual seria o principal tópico de discussão para fazer a melhor combinação possível. 

Além da compatibilidade de trabalho, a correspondência de personalidade também é importante e mais difícil de garantir. 

Se uma primeira sessão de mentor não correr como esperado, isso não deve impedir futuras sessões com diferentes mentores. Pode demorar algumas tentativas para encontrar um ajuste sólido, mas depois que um bom for encontrado, vale a pena esperar.

Foto: (reprodução/internet)

Concentre-se em manter sua sessão produtiva

Mentorship, como muitos relacionamentos de negócios, é mais difícil do que parece. O tempo limitado para reuniões e, muitas vezes, o não conhecimento ou compreensão mútua pode prejudicar as interações.

Para o pupilo, além do estresse de perder o emprego e encontrar algo comparável, é a ansiedade de trabalhar de forma eficaz com um mentor e compartilhar informações altamente pessoais. Um mentor pode guiá-los através dos tempos desafiadores para colocar sua carreira de volta nos trilhos?

Para o mentor, não é mais fácil. Eles enfrentam muitos riscos e incógnitas. Posso ajudar a pessoa? E se eu falhar? Tenho o tempo e os recursos necessários para ser eficaz?

Enfrentar esses desafios e preocupações de frente pode realmente ajudá-lo a garantir que você defina uma agenda clara e resolva suas questões e questões da maneira mais eficiente e eficaz possível.

Veja também: 6 dicas para negociar uma oferta durante cortes generalizados no orçamento

Reconheça suas preocupações e necessidades para obter o máximo de sua sessão. É fácil se desviar com uma conversa leve, mas enfrentar as questões difíceis diretamente é um uso muito melhor do tempo de ambas as partes.

Faça as perguntas certas ao seu mentor

Quando você conhece seu mentor pela primeira vez, pode ser difícil saber por onde começar. Faça as perguntas certas para ver se é adequado e, em caso afirmativo, trace um “plano de sucesso” conducente para ambas as partes. 

Lembre-se, mesmo que você tenha experiências ou origens diferentes, são essas diferenças que podem abrir sua mente para novos caminhos. Aqui estão três perguntas que os profissionais seniores podem fazer ao mentor em sua primeira reunião, durante esta crise nacional, para garantir que eles aproveitem ao máximo a sessão: 

PERGUNTA 1: Você já esteve na minha situação - perdeu seu emprego ou foi demitido durante uma crise nacional ou uma grande reestruturação em sua empresa?

Esta pergunta ajuda a avaliar a empatia de seu mentor com a sua situação e abre o diálogo para você compartilhar seus pensamentos e emoções sobre a situação. Se o mentor disser sim, você sente um certo conforto por ele ter estado lá e feito isso. Também torna sua situação menos ameaçadora.

Se o mentor estiver em uma situação semelhante, suas perguntas de acompanhamento serão:

    • Qual foi sua reação inicial?
    • Que ações você tomou?
    • Como você se recuperou disso?
    • Você precisava de ajuda para voltar aos trilhos?
    • O que ou quem mais te ajudou?
Foto: (reprodução/internet)

PERGUNTA 2: Se o mentor não passou por essa situação pessoalmente, pergunte: “O que você faria se estivesse no meu lugar? Como você abordaria a situação? ”

Você não pode esperar que os mentores tenham uma resposta fácil para essa pergunta e, na verdade, você não quer uma resposta direta. Sua pergunta abre caminho para uma discussão aberta e honesta sobre sua situação. Também ajuda os dois a entender como e se podem trabalhar um com o outro.

Acompanhamento da pergunta 2: Você orientou um profissional sênior que enfrenta uma situação semelhante à minha?

Estar em uma situação é diferente de ajudar alguém em uma situação semelhante. Se o mentor trabalhou com alguém em uma situação semelhante, pergunte o seguinte:

  • Você conseguiu fazer a diferença?
  • Qual foi o resultado?
  • Como você os ajudou a voltar aos trilhos?
  • Que obstáculos você percebeu que eles colocaram na frente de si mesmos?

Pergunta 3: Por fim, você quer saber o que pode esperar desta sessão de mentoria. Que papel o mentor pode desempenhar na sua procura de emprego? Quanto tempo eles estariam dispostos a dedicar à mentoria. É fundamental definir o papel do mentor e definir e gerenciar as expectativas.

Mantenha a mente aberta para a mentoria

A procura de emprego é bastante estressante, sem mal-entendidos e decepções agravando o problema. Mas um relacionamento de mentor saudável pode aliviar as tensões e aliviar o fardo de fazer a pesquisa sozinho. 

Um mentor solidário e proativo pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de enfrentamento, estratégias de busca de emprego e prepará-lo para dar o próximo passo em sua carreira, mesmo durante esses tempos difíceis.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

Não há posts para exibir