3,3 milhões de desemprego em arquivos: o que isso significa para a sua procura de emprego

3,3 milhões de desemprego em arquivos: o que isso significa para a sua procura de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Você deve estar preocupado?

Pense em sua última viagem de negócios: você chegou ao aeroporto onde um funcionário despachou sua bagagem, depois pegou um café e um sanduíche de um barista em um café antes de embarcar, onde um comissário de bordo leu seu passe. 

Esses 3 indivíduos não estão trabalhando agora e multiplicam sua própria pegada por cada pessoa, em cada voo, em cada aeroporto dos EUA para ter uma noção da parte desses 3,3 milhões de reclamações que estão conectadas diretamente a indústrias que estão em paralisação. Indústrias que voltarão a ser necessárias e serão retomadas eventualmente.

Com reuniões restritas e medidas de distanciamento social promulgadas, não é surpresa que a maior parte dessas reivindicações venha das indústrias de hotelaria, viagens e restaurantes.

Na verdade, a American Hotel Lodging Association afirma que apenas 1 milhão de empregos foram perdidos devido à pandemia. É uma indústria que podemos esperar uma recuperação até certo ponto, assim que a pandemia passar.

Leia também: Por que a confiança na economia é importante durante uma pandemia?

Muitos lugares têm planos claros para contratar de volta sua força de trabalho quando possível, isto é, se puderem permanecer no mercado. O mesmo é verdade para as indústrias de restaurantes e viagens.

O grande número de pedidos de seguro-desemprego é vasto, mas nem todos os setores enfrentam o mesmo nível de risco agora. O Brookings Institute nomeia as 5 indústrias de maior risco como: mineração, transporte, serviços de emprego, organização de viagens e lazer e hospitalidade. 

Essas indústrias abrangem mais de 24 milhões de trabalhadores americanos, portanto, esses são campos que podem ser mais desafiadores para quem procura emprego quando os empregos não existem agora ou quando o mercado está fortemente saturado quando a pandemia termina. 

Portanto, embora, novamente, o número desses trabalhadores seja muito alto e haverá implicações para toda a economia, podemos esperar que os profissionais de fora dessas indústrias enfrentarão um caminho mais fácil.

Coronavírus é o culpado claro

O recorde de 3,3 milhões superou até mesmo as previsões de especialistas e ultrapassou em muito as afirmações dos piores períodos da recente história econômica americana. A causa é clara, e o relatório até começou com uma declaração de que a pandemia global de coronavírus (COVID-19) é a responsável pelo aumento.

Espera-se que esses números terríveis aumentem à medida que a pandemia continua. O Goldman Sachs prevê que o desemprego pode chegar a 13% no futuro próximo. 

As demissões estão varrendo todos os níveis da força de trabalho e o impacto dos gastos do consumidor no fundo do poço continuará a reverberar em diversos setores, desde serviços alimentícios até computação em nuvem.

Embora a incerteza reine no momento, ainda é verdade que esta pandemia deverá terminar e alguma versão de normalidade retornará. Embora ninguém possa prever quando ou como será esse futuro, ao examinar os efeitos imediatos reais sobre o mercado de trabalho, podemos oferecer alguns insights para orientar sua busca de emprego agora.

3,3 milhões de desemprego em arquivos: o que isso significa para a sua procura de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Sua busca de emprego

As duas maiores preocupações dos candidatos a emprego neste mercado são o aumento do número de candidatos, que leva a uma competição mais acirrada, e a redução dos recursos financeiros que muitas empresas terão de dedicar à contratação. 

Embora a procura de emprego possa ser mais desafiadora, ainda é inteiramente possível conseguir seu próximo grande papel.

Se você acabou de ser despedido 

Se você perdeu seu emprego devido à crise do coronavírus, primeiro saiba que você não está sozinho e não há vergonha em perder sua posição na maior retração econômica que este país já viu desde a Grande Depressão. Cuide de sua saúde física e mental e avance para conseguir um novo papel o mais rápido possível.

Use sua experiência e qualificações para entrar em um novo campo em seu setor que ainda está funcionando ou em um novo setor. Pense de forma crítica e analítica sobre os problemas que os empregadores em potencial estão enfrentando a curto e longo prazo e apresente suas soluções e suas habilidades. 

Deixe claro que você será uma parte inestimável para superar esta crise, mas também que você será um trunfo quando a crise terminar. Com um currículo afiado, networking ativo e mensagens claras sobre o que você traz para a mesa, você pode conseguir um novo emprego, mesmo apesar da crise.

Veja também: Melhore suas habilidades de redação executiva

Se você está procurando emprego há um tempo

Esteja você empregado ou não, conseguir um novo emprego neste momento exigirá estratégia e ousadia. As empresas ainda estão contratando e, embora possa haver mais concorrência para esses mesmos empregos, isso não diminui sua capacidade de destacar seus pontos fortes, experiência e potencial.

Agora, mais do que nunca, é crucial abandonar seu senso de humildade e demonstrar clara e concretamente como você pode resolver os pontos fracos de seu empregador-alvo. 

Concentre-se em lugares específicos em que você gostaria de trabalhar e direcione-os a esses lugares por meio de uma rede sistemática ou mesmo apresentando uma função que ainda não existe. Concentre-se em destacar suas habilidades e realizações únicas, em vez das tarefas simples pelas quais você é responsável.

Se você estiver realizando uma transição de carreira

É natural pensar que agora pode não ser a hora de mudar de carreira, ou mesmo de emprego, mas você não precisa adiar o desenvolvimento de sua carreira só por causa do coronavírus. 

Continue a investir tempo no desenvolvimento de suas habilidades e conhecimento para que, quando a oportunidade certa surgir, você esteja pronto para ela. Mantenha-se otimista e otimista tanto quanto possível e ofereça sua ajuda a outras pessoas que possam precisar durante este período de turbulência. 

Prestar serviço é uma ótima maneira de construir sua rede de contatos, cultivar novas habilidades e é bom para sua saúde mental.

3,3 milhões de desemprego em arquivos: o que isso significa para a sua procura de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Olhando para a Frente

É natural querer se proteger e proteger seu trabalho a todo custo. No entanto, você não precisa comprometer seus objetivos ou seu desenvolvimento pessoal e profissional, mesmo que precise ajustar sua estratégia. 

Esta pandemia chegará ao fim e a vida será retomada. Esta foi uma crise global sem precedentes, mas será temporária. Para onde você e sua carreira irão no futuro não precisa ser limitado pelo presente.

Fique por dentro: Aceite ou espere: avaliando uma oferta de emprego

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec