Como se manter mental e fisicamente saudável durante a pandemia de COVID-19

Como se manter mental e fisicamente saudável durante a pandemia de COVID-19
Foto: (reprodução/internet)

Trabalhar em casa pode ter parecido um cenário de sonho para muitos, mas agora que se tornou uma realidade forçada, eles estão percebendo que manter-se física e mentalmente saudável exige muita consideração e esforço.

Como cuidar da sua saúde enquanto trabalha em casa

Mesmo que você já tenha trabalhado em casa no passado, é improvável que esteja cercado por todos os membros de sua família ou outras pessoas com quem possa morar durante o horário de trabalho. Adicione a isso o tributo de estresse e incerteza e torna-se ainda mais crítico implementar uma rotina de autocuidado.

Construa uma base forte

Prepare-se para o sucesso

Trate seu escritório em casa como seu escritório de trabalho. É muito fácil ir da cama para o computador e, de repente, chegar a hora do jantar e você ainda nem tomar banho. 

Algumas pessoas acham útil pentear e vestir-se completamente, enquanto outras permanecem mais casuais, mas é importante estar apresentável, especialmente se você for fazer um vídeo. Coma como faria no escritório e não se empolgue com lanches o dia todo.

Agende estrategicamente

Crie uma programação que funcione para um escritório em casa. Se você tem um ambiente doméstico barulhento, pode se levantar e começar a trabalhar antes que todos os outros levantem, ou trabalhar até tarde da noite quando todos já tiverem ido para a cama

Se você tem filhos dormindo, pode tentar evitar conferências e vídeo chamadas à tarde. Você pode se demorar no café da manhã com sua família em vez de um longo trajeto, mas ainda é importante estar disponível durante o horário normal de trabalho e fazer as entregas a tempo.

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Cuide da sua saúde mental

Crie e aplique limites

Mantenha suas horas de trabalho em suas horas de trabalho e suas horas livres em suas horas de folga. As linhas podem ficar borradas, então verifique seu e-mail e faça seu trabalho durante o horário definido, mas desligue-o fora disso. Resista à tentação de continuar verificando o e-mail quando não estiver trabalhando.

Pausas na programação. Levante-se a cada hora ou então levante-se e mova-se um pouco. Quando chegar a hora do almoço, afaste-se da estação de trabalho por um tempo e almoce de verdade. Agendar intervalos irá recarregá-lo e torná-lo mais produtivo em geral.

Não deixe seus itens de trabalho assumirem o controle de sua vida. Designe um local afastado em sua casa para o seu computador ou tablet, relatórios e arquivos importantes, impressora, etc. Este local deve ser um local fora do caminho onde você pode colocar os itens quando estiver fora do relógio.

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Conecte-se sem consumir demais 

Limite o seu consumo de notícias e mídia social. Pode ser tentador ter notícias em segundo plano, mas pode aumentar seu nível de ansiedade. E com seu telefone ao seu lado, é fácil ser sugado por horas de rolagem sem sentido. Esteja atento ao seu consumo externo.

Tente se manter conectado aos colegas de trabalho sobre questões não relacionadas ao projeto. Confira e veja como eles estão lidando com o malabarismo trabalhando em casa. Deixe seus gerentes saberem com o que você está lidando em casa e trabalhem juntos nas soluções.

Cuide de sua saúde física

Manter-se saudável é mais importante do que nunca, e agora não é hora de parar de malhar. 

Felizmente, por enquanto, as pessoas nos Estados Unidos ainda podem sair de casa livremente, então aproveite a oportunidade para dar uma caminhada ou correr todos os dias, ou explorar suas trilhas locais e parques estaduais (embora você possa querer verifique os parques estaduais antes de viajar para lá, pois alguns estão fechando). 

Sem necessidade de ginásio

Existem muitos planos de exercícios domésticos gratuitos e vídeos de instrução disponíveis na web e na televisão por streaming. Por exemplo, basta pesquisar “treinos em casa” ou algo semelhante no YouTube e milhares de resultados aparecerão. 

Você também pode pesquisar seu guru ou empresa de fitness favorito, já que a maioria deles publica exercícios gratuitos em casa, e sua academia pode estar disponibilizando exercícios online.

Você não precisa de muitos equipamentos caros de ginástica para fazer um bom treino. Os exercícios de peso corporal são eficazes e você pode usar objetos domésticos como pesos, conforme necessário. 

Por exemplo, você pode usar galões de água ou grandes garrafas de sabão em pó para fazer levantamentos terra com uma perna. Encha uma mochila com arroz, ração para animais de estimação ou um saco de batatas como um colete pesado e agache-se ou corra para cima e para baixo um lance de escadas. 

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Use toalhas de mão ou pratos de papel como controles deslizantes para escalar montanhas, dobrar os joelhos e lanças. Uma cadeira de cozinha é ótima para mergulhos de tríceps, almofadas de sofá podem servir como bosu, uma mochila cheia pode servir como um saco de areia. 

Use um esfregão ou vassoura acima da cabeça ao fazer movimentos de núcleo para uma queimadura abdominal mais intensa.

Grupos de exercícios virtuais

Adicione um elemento social e até mesmo um pouco de competição para motivar seus amigos e familiares também. Por exemplo, você pode escolher alguns movimentos de peso corporal (agachamento, burpees, flexões, abdominais) e fazer 19 de cada por cinco rodadas. 

Convide seus amigos para fazer o mesmo treino conforme sua conveniência ao longo do dia e poste seu tempo em seu chat em grupo; o melhor tempo vence. 

Você também pode escolher alguns chavões (pandemia, coronavírus, vacina, distanciamento social) e atribuir um exercício a cada um; toda vez que alguém em uma entrevista coletiva diz a palavra, você faz o exercício.

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Adapte-se ao Novo Normal

Faça o que fizer, certifique-se de mover-se durante o dia. Você provavelmente gasta mais tempo trabalhando do que pensa, indo a reuniões ou vendo colegas de trabalho. Configure um escritório da melhor maneira possível em casa e tente ficar conectado ao trabalho enquanto equilibra o tempo livre. 

Perceba que as coisas serão diferentes por um tempo e talvez você precise fazer algumas mudanças para manter sua saúde mental forte. À medida que mais e mais estados exigem restrições de abrigo no local, lembre-se de que estamos todos juntos nisso.

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Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec