Exemplos de cartas de apresentação gratuitas on-line estão direcionando você da maneira errada

Exemplos de cartas de apresentação gratuitas on-line estão direcionando você da maneira errada
Foto: (reprodução/internet)

A maioria das ofertas de emprego recebe centenas de candidaturas e, como resultado, os recrutadores e gerentes de contratação normalmente passam menos de 10 segundos analisando uma candidatura durante a rodada de triagem inicial.

Com essas limitações de tempo, pode parecer que sua carta de apresentação é a prioridade mais baixa – mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Na verdade, seus materiais escritos são essenciais para criar uma primeira impressão positiva, explicando suas competências essenciais e apoiando sua marca individual.

ANÚNCIO

Deve apresentá-lo ao leitor e fazê-lo querer conhecê-lo melhor. Os gerentes de contratação provavelmente também consultarão sua carta de apresentação e o retomarão à medida que se aproximarem de uma decisão e, quando o fizerem, esses documentos devem reforçar sua candidatura.

Para tornar sua carta de apresentação o mais eficaz possível, considere os seguintes erros que são encontrados em quase todos os modelos online gratuitos.

6 dos erros mais comuns de cartas de apresentação gratuitas online

1. Idioma desatualizado

Certas frases caíram em desuso, incluindo, por exemplo, “A quem possa interessar” e “Prezado Senhor / Senhora”. No entanto, ainda vemos essa linguagem artificial usada em exemplos de cartas de apresentação gratuitas online.

Correção: endereçar a carta de apresentação a um indivíduo, departamento ou à “equipe de contratação”. Se você estiver se candidatando a uma grande organização e a posição for publicada publicamente, tente ligar para o escritório de recrutamento para saber quem é o gerente de contratação e entender o processo de revisão da candidatura.

Leia também: Como deve ser uma nota de agradecimento após uma entrevista com um executivo?

ANÚNCIO

2. Informações genéricas

Se você usar a mesma carta de apresentação para dezenas de aplicativos, os revisores reconhecerão a abordagem padrão e podem suspeitar que você simplesmente preencheu um modelo de carta de apresentação grátis.

Correção: a carta de apresentação é uma oportunidade para construir um caso de adequação cultural. Adapte o documento à organização e à sua missão de orientação.

Pesquise o site da empresa e a descrição do cargo, procure as palavras-chave mais importantes e incorpore-as em seu rascunho. Isso ajudará seu aplicativo a ter uma classificação elevada no software do sistema de rastreamento de candidatos (ATS) e alinha a marca de seu funcionário com os objetivos da empresa.

3. Impressão focada

Recrutadores de contratação analisam a maioria dos aplicativos em uma tela – não no papel – o que significa que você deve otimizar seu aplicativo para formatação digital. A maioria dos exemplos de cartas de apresentação gratuitas que vimos evita quaisquer ativos otimizados digitalmente, o que é uma oportunidade perdida para você, como candidato.

Correção: Use links para direcionar o leitor para seus ativos digitais (por exemplo: um site) dentro do corpo de sua carta de apresentação. Se você tiver páginas bem estabelecidas de mídia social ou publicações relevantes, considere adicionar esses links também, no corpo do texto ou como uma linha separada com suas informações de contato.

A maioria das empresas usa ATS (Sistema de rastreamento de candidatos) para importar dados de aplicativos, o que significa que a formatação em sua página não é crítica, desde que seja legível. Seja cauteloso e use um modelo de aparência moderna e margens padrão para criar uma primeira impressão positiva.

Uma fonte sem serifa como Arial ou Cambria é mais limpa e mais fácil de ler em uma tela do que uma fonte serifada como Garamond, que apresenta “caudas” decoradas e enfeites.

Exemplos de cartas de apresentação gratuitas on-line estão direcionando você da maneira errada
Foto: (reprodução/internet)

4. Explicando demais

Você não precisa incluir todo o seu histórico de trabalho em sua carta de apresentação – isso pode parecer opressor e fora de foco.

Correção: cubra apenas as informações relevantes para a função para a qual você está se candidatando e concentre-se em suas realizações em vez de listar suas responsabilidades de trabalho anteriores.

Especificamente, procure exemplos de seu trabalho que gerou receita, simplificou o faturamento, processos automatizados ou reduziu despesas. Se o exemplo de carta de apresentação gratuita que você está usando para se inspirar for muito prolixo e factual, não é uma boa orientação.

Veja também: Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem “sim”

5. Frase de chamariz em falta

Como acontece com qualquer texto persuasivo, sua carta de apresentação deve incluir uma chamada clara para a ação no final. Percebemos que muitos exemplos de cartas de apresentação gratuitas simplesmente listam o histórico de empregos e terminam abruptamente, sem uma conclusão ou ordem de ação.

Correção: No final do último parágrafo, costuma-se incluir uma frase sobre os próximos passos. Por exemplo: “Estou ansioso para discutir mais a minha candidatura e [inserir informações específicas sobre a função]”. Nesse contexto, é melhor ser assertivo e não usar palavras como “esperança”, “desejo”, etc.

Exemplos de cartas de apresentação gratuitas on-line estão direcionando você da maneira errada
Foto: (reprodução/internet)

6. Fechamento gratuito casual

Ao assinar sua carta, evite frases familiares como “Saúde” ou “Atenciosamente”.

Correção: as seguintes frases são fechamentos complementares aceitáveis ​​em ambientes profissionais:

  • Melhor
  • Atenciosamente
  • Respeitosamente
  • Obrigado

As cartas de apresentação são importantes para todos os setores, especialmente para funções de nível sênior que exigem habilidades de comunicação e posicionamento público estratégico.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO