8 perguntas para fazer ao seu entrevistador que farão com que sua candidatura se destaque e apele à ação

8 perguntas para fazer ao seu entrevistador que farão com que sua candidatura se destaque e apele à ação
Foto: (reprodução/internet)

Quase todas as entrevistas terminam da mesma maneira – com a entrevista perguntando ao candidato se ele tem alguma dúvida. Essa troca é fundamental. Fazendo perguntas estrategicamente, você pode aprender mais sobre a organização e determinar como apoiar seus objetivos.

Se um empregador ainda tiver dúvidas, você pode resolvê-las agora e reposicionar essas qualidades como ativos. É também uma oportunidade de interagir com o entrevistador com franqueza, estabelecendo o tom para todas as suas comunicações futuras em um nível pessoal.

ANÚNCIO

Se você estiver se preparando para uma entrevista, crie uma lista de pelo menos 3-4 perguntas que você pode fazer no final da entrevista.

A lista a seguir inclui alguns exemplos de perguntas para ajudá-lo a começar. Tome isso como inspiração e esteja preparado para responder e se ajustar de acordo com o relacionamento que você desenvolve com seu entrevistador e a cultura da empresa.

O que você deve perguntar a um empregador durante uma entrevista de emprego?

1. O que você gostaria que eu realizasse nos primeiros seis meses?

Esta pergunta funciona bem devido à sua especificidade. Compreender a resposta também o ajudará a determinar se você é adequado para o cargo e deve ajudá-lo a entender as expectativas da carga de trabalho.

2. Qual é a duração média de sua força de trabalho?

Matthew Ross, cofundador e COO da The Slumber Yard, recomenda fazer esta pergunta para entender se os funcionários geralmente estão satisfeitos com a cultura da empresa.

Leia também: Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem “sim”

ANÚNCIO

3. Quais marcos de desempenho levariam a um bônus ou promoção?

Sarah Stamboulie, consultora de carreira e coach executiva, sugere fazer esta pergunta porque:

  • Isso o ajudará a determinar o escopo do cargo e suas responsabilidades.
  • Mostra que você se dedica a superar as expectativas do empregador.

Uma abordagem semelhante é perguntar: “Como é o sucesso nesta função? Como esses resultados são medidos?” Essa tática é um pouco menos assertiva, mas pode ser mais apropriada se tiver ocorrido recentemente congelamentos de salários ou crises financeiras.

4. O que é fundamental para sua organização que uma pessoa de fora não conhece?

A maioria dos entrevistadores está preparada para responder a um repertório padrão de perguntas, o que pode tornar difícil para os candidatos descobrirem informações não ensaiadas.

Esta pergunta é sobre as experiências pessoais do entrevistador e, portanto, pode produzir resultados francos. Isso provavelmente interromperá a rotina do entrevistador e o forçará a pensar sobre a conversa sob uma nova luz – o que também torna sua interação mais memorável.

8 perguntas para fazer ao seu entrevistador que farão com que sua candidatura se destaque e apele à ação
Foto: (reprodução/internet)

5. Como posso me comparar com a pessoa que ocupou esta posição pela última vez?

A resposta do empregador a esta pergunta pode fornecer uma visão sobre as prioridades deles, que você pode usar para posicionar melhor sua candidatura.

6. O que torna esta empresa única / especial / diferente?

Esta pergunta tem como objetivo revelar informações sobre a experiência pessoal do entrevistador com a empresa e pode ajudá-lo a relaxar e se abrir para você. Preste atenção especial às dicas não-verbais – o entrevistador parece positivo e feliz com essas diferenças ou eles estão negando?

7. Faça uma pergunta que seja específica para o negócio.

Jim Dickinson, PhD, vice-presidente assistente de Serviços de Carreira da Loyola University Maryland, diz fazer referência a uma pesquisa que vai além do site do empregador. Aqui estão alguns exemplos de Dickinson:

“Percebi em seu relatório anual que o engajamento da comunidade é uma grande prioridade para sua empresa. Como você ou seus colegas se envolveram nessas oportunidades?”

“Eu li sobre sua nova linha de negócios na publicação X. Como as prioridades de trabalho do departamento de Tecnologia da Informação mudarão nos próximos meses para apoiar essa mudança?”

Esses exemplos não apenas mostram que você dedicou um tempo para se preparar para a entrevista, mas também demonstram investimento nos objetivos da organização. Ao discutir pontos que são específicos do empregador e não apenas em relação a você ou sua candidatura, você parecerá orientado para a equipe e comprometido com o quadro geral.

Veja também: Exemplos de cartas de apresentação gratuitas on-line estão direcionando você da maneira errada

8. Há algo sobre meu histórico ou currículo que o preocupa?

Esta pergunta dá a você a oportunidade de responder a qualquer preocupação do empregador antes do final da entrevista. Antes do início da entrevista, examine os materiais de inscrição e tente antecipar quaisquer pontos fracos em potencial em sua candidatura.

Ao fazer perguntas a um entrevistador, tente ser cuidadoso com o tempo e a cadência natural da conversa. Após cerca de 20 minutos, agradeça ao entrevistador por seu tempo e dê-lhes uma saída educada. Por exemplo, você pode dizer: “Gostei muito de conversar com você sobre [inserir tópico], mas quero respeitar seu tempo”.

Nesse ponto, o entrevistador pode encerrar a reunião se precisar passar para outras tarefas. Esta estratégia mostra autoconsciência e inteligência emocional que o entrevistador apreciará.

Qualquer coisa que você possa fazer para inspirar boa vontade ajuda a apoiar seu caso – afinal, a maioria dos entrevistadores está avaliando não apenas suas qualificações, mas também se deseja continuar trabalhando com você como colega.

8 perguntas para fazer ao seu entrevistador que farão com que sua candidatura se destaque e apele à ação
Foto: (reprodução/internet)

A coisa mais importante a se lembrar durante uma entrevista de emprego é estar centrado nas outras pessoas – a maioria de suas perguntas deve se concentrar nas necessidades do empregador.

Se você provar que está genuinamente interessado na organização e em sua missão, terá mais chances de receber uma oferta favorável. Nem todas essas perguntas cabem em todas as entrevistas, mas devem dar uma boa ideia de como fazer perguntas únicas que tornarão sua candidatura memorável e suas chances mais fortes.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO