Agora mais do que nunca: abundância em tempos desafiadores

Agora mais do que nunca: abundância em tempos desafiadores
Foto: (reprodução/internet)

Estamos em um momento de cortes. O mundo está nas garras da incerteza e do aperto econômico, e muitos estão sentindo a realidade do muito pouco: salários reduzidos, contas pagas mais tarde do que o normal, locais de trabalho com menos pessoal e interações sociais limitadas a raios escassos de quase dois metros. 

Apesar dessas ansiedades prementes, podemos aprender a pensar em termos de abundância, mesmo quando não é tangível? Usar ferramentas da mentalidade da abundância pode evocar ideias ligadas à psicologia popular ou marginal. 

ANÚNCIO

No entanto, seus fundamentos podem ter influências positivas na vida pessoal e empresarial de uma pessoa, levando a mudanças enriquecedoras nas perspectivas, especialmente em uma época em que o futuro imediato não tem garantias.

Qual é a mentalidade da abundância?

Simplificando, a mentalidade da abundância desafia as pessoas a pensar positivamente, não negativamente. No local de trabalho, exige que líderes e executivos abracem o que têm, e não o que falta. Você está mais focado no bem e na felicidade ou no mal e nas frustrações?

Quando as finanças e os relacionamentos pessoais estão tensos, temos a tendência de deixar o pessimismo tomar as rédeas; pensamentos negativos tomam conta e, em pouco tempo, nada parece bom o suficiente, e ficamos super conscientes do que está faltando em nossas vidas.

A mentalidade da abundância exige que nos concentremos no que está disponível e, ao fazer isso, nos leva a uma perspectiva positiva que nos deixa abertos à possibilidade de boa sorte, seja qual for a definição.

O escritor John C. Maxwell define isso como otimismo: “quando parece que não temos o suficiente, é útil recuar para nos concentrar no que temos e usar até mesmo os menores recursos para o melhor de sua disponibilidade”.

Leia também: Como ter presença executiva em um mundo virtual de trabalho?

Como essa mentalidade pode ajudá-lo a liderar?

A mentalidade da abundância nos desafia a mudar completamente a forma como pensamos e a redefinir para uma estrutura mais apreciativa e positiva. Quando isso acontece no topo do local de trabalho, tem uma influência positiva na organização como um todo.

A mentalidade de um executivo irá escorrer escada abaixo. Um líder energizado, focado a cada dia em obter o máximo do que está à mão, verá um local de trabalho com pessoas positivas e inspiradas.

Alguém estressado pelos desafios do dia-a-dia transferirá esse estresse para todos os seus empregados. Estresse e prazos sempre estarão lá, mas as pessoas prosperarão com perspectivas positivas e entusiasmo, ao invés de um aperto frio.

Esta não é uma forma de abordar a vida do tipo “não se preocupe, seja feliz”, mas sim uma habilidade para buscar novas formas de resolver problemas. Se estivermos constantemente focados no que está faltando, é fácil supor que nada pode ser consertado; pense no velho ditado: “se sua única ferramenta é um martelo, então todo problema é um prego”.

Agora mais do que nunca: abundância em tempos desafiadores
Foto: (reprodução/internet)

Além dos benefícios psicológicos da mentalidade da abundância, a pesquisa sugere que o pensamento positivo pode ter fortes ligações com a saúde física. Focar na escassez pode levar ao estresse, e ele causa estragos no corpo e na mente. 

A mentalidade da abundância, com sua ênfase no bom e no disponível, pode reduzir o estresse e, portanto, ser uma chave essencial para uma mente e um corpo saudáveis.

Aplicações práticas da Abundância Mindset

Considere seu local de trabalho hipotético. Em um determinado dia, você pode ficar sobrecarregado com projetos, reuniões e recursos limitados. Em vez de se concentrar na escassez de tempo e ajuda, pare um momento para avaliar o que você tem à sua disposição, incluindo o intangível. 

Em vez de pensar “Não tenho tempo suficiente para terminar o trabalho de hoje”, mude sua mentalidade para “como posso usar o que está disponível para concluir com eficácia o que tenho que fazer?” Você provavelmente também tem uma equipe com você, e o objetivo de uma equipe é ajudar uns aos outros no objetivo comum. 

Considere cada indivíduo em sua equipe e quanto eles têm a oferecer para seus esforços. Isso o tirará de uma bolha negativa e o ajudará a olhar ao redor para ver a situação como ela realmente é.

Você, uma pessoa em sua posição porque é qualificado e confiável para fazer seu trabalho, mesmo que as circunstâncias imediatas sejam menos do que ideais. Você, uma pessoa com um grupo, com funções definidas, mas disposta e capaz de ajudar os outros quando necessário.

Veja também: O que significa assumir riscos em uma economia instável?

Abundância dentro e fora do local de trabalho

Socialmente, especialmente em um mundo de bloqueios e distanciamento, é fácil deixar de se conectar com amigos e conhecidos que são, em essência, inacessíveis e anseiam pela possibilidade de se encontrarem para um café ou uma refeição sem pensar duas vezes. 

Com a abundância na vanguarda, você pode usar a tecnologia à sua disposição para preencher a lacuna – mensagens de texto, chamadas e vídeo, embora não sejam o mesmo que habitar um espaço físico, são recursos valiosos e podem reafirmar a riqueza de seu conexões pessoais até que seja possível habitar livremente os mesmos espaços. 

Em vez de ficar frustrado com as limitações, a mentalidade da abundância lembra que amigos e entes queridos ainda estão por perto, apenas em formas diferentes.

Essa é a mesma mentalidade e abordagem que irá lhe servir bem em sua vida profissional também. Quando você está focado na abundância em sua vida pessoal, a energia positiva se traduz em seus negócios também

Agora mais do que nunca: abundância em tempos desafiadores
Foto: (reprodução/internet)

Ver valor e abundância em sua vida social se traduzirá em ver o mesmo em sua vida profissional; as interações podem ser diferentes, mas as conexões existem. Você verá e sentirá o valor de seus associados e funcionários e se lembrará continuamente do essencial que eles trazem para o trabalho, dia após dia.

A mentalidade da abundância torna tudo melhor o tempo todo?

Uma ideia importante a ter em mente ao praticar o pensamento abundante é não descartar completamente seus problemas ou limitações. Dias ruins vão acontecer. O isolamento social parecerá um ciclo sem fim. Os dias de trabalho terminarão sem que tudo esteja concluído ou satisfatório. 

Mas, além da mentalidade de “um dia de cada vez”, uma mentalidade de abundância o ajudará a ver o quadro geral e a entendê-lo de maneira geral? Você tem mais do que o suficiente em sua vida para ter sucesso. É preciso paciência e, ser franco, vai ajudá-lo a perceber o quanto você realmente tem; é só uma questão de usá-los de forma eficaz. 

Os funcionários sentirão os efeitos de sua energia positiva, e a promoção de um senso de calma e positividade determinada aumenta o moral mais do que uma abordagem constantemente negativa da vida diária e dos contratempos, grandes e pequenos.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO