Crie uma estratégia de integração virtual de sucesso

ANÚNCIO
Crie uma estratégia de integração virtual de sucesso
Foto: (reprodução/internet)

O trabalho remoto se tornou uma adaptação essencial para a maioria dos negócios em todo o país. Embora o COVID-19 não permaneça para sempre, algumas das práticas de trabalho que foram instituídas como resultado provavelmente persistirão muito depois de desaparecer.

Com esses novos processos, surgem novos desafios que precisam ser superados. Um desses novos desafios é a contratação e a integração de novos funcionários em um contexto totalmente virtual.

ANÚNCIO

Um estágio crítico na construção de uma equipe forte e eficiente é o processo de integração para novos membros da equipe. É um momento crucial em que responsabilidades e expectativas diárias são estabelecidas, mas também é uma oportunidade para novos funcionários aprenderem o comportamento de seus colegas de trabalho.

Tradicionalmente, grande parte desse processo poderia acontecer organicamente por meio da interação durante o dia de trabalho. Este artigo fornecerá uma série de dicas essenciais para criar um processo de integração virtual bem-sucedido!

Esteja excessivamente preparado

Em ambientes de trabalho remotos, é infinitamente mais fácil perder os pequenos detalhes. Isso é ainda mais verdadeiro com os novos funcionários.

ANÚNCIO

No entanto, com uma preparação adequada e uma abundância de recursos de suporte, a integração virtual será muito mais fácil.

A preparação irá equipar sua equipe de liderança com um forte senso de direção para onde eles precisam levar novos funcionários, que pode então ser revisado em detalhes pelo novo funcionário por meio de recursos de integração de suporte.

Por exemplo, aqui estão algumas maneiras práticas de se preparar para a integração virtual:

  • Crie um itinerário detalhado com metas e tarefas diárias
  • Prepare um manual da empresa para novos funcionários
  • Planeje atividades programadas para incentivar o envolvimento entre a equipe existente e os novos funcionários

Isso mantém todos na mesma página e diminui a chance de perder detalhes importantes durante o processo de integração.

Leia também: Como ter presença executiva em um mundo virtual de trabalho?

Definir etapas diárias de integração

Você se lembra dos primeiros dias no trabalho? Você provavelmente estava nervoso, talvez se sentisse um pouco inseguro sobre o que fazer de um momento para o outro, e provavelmente tinha dezenas de perguntas respondidas no final.

Em média, os funcionários levam até 3 meses para se sentirem confortáveis ​​em uma nova função, então não é difícil imaginar os resultados de amontoar um processo de integração em um único dia.

A menos que o trabalho seja excessivamente simplista, é melhor dividir o processo em sessões menores que são hiper focadas em aspectos específicos da função, bem como fornecer tempo adequado para o funcionário aprender como tudo se encaixa.

Em um ambiente virtual, a integração leva ainda mais tempo. É realista esperar que as sessões de integração durem no mínimo alguns dias, mas esteja preparado para criar um programa que pode durar até semanas.

Crie uma estratégia de integração virtual de sucesso
Foto: (reprodução/internet)

Criar um programa de integração com um período mais prolongado, dará ao novo funcionário tempo suficiente para se adaptar à nova função e pensar de forma crítica sobre as diferentes prioridades que enfrentarão diariamente.

Dê um passo a mais para alcançar outros membros da equipe que possam trabalhar com seu novo funcionário e incentivá-los a entrar em contato, agendar reuniões introdutórias e oferecer seu apoio e boas-vindas ao novo colega de equipe.

Não existe comunicação exagerada

Em um ambiente de trabalho normal, é muito mais fácil responder a perguntas de um colega de trabalho ou consultar um gerente para obter esclarecimentos sobre uma tarefa.

No entanto, em um ambiente virtual, simplesmente não é a mesma coisa. A comunicação deve ser feita por meio de chamadas de vídeo, ferramentas de mensagens como Slack ou e-mail. A realidade é que nem todo canal de comunicação é tão eficaz para um funcionário quanto para outro.

Por esse motivo, é sempre melhor comunicar-se em excesso, principalmente durante o processo de integração.

Ao compartilhar informações com um novo funcionário, envie-o por e-mail, analise-o com ele em uma teleconferência e pergunte por meio das ferramentas de comunicação da equipe se ele tem dúvidas ou se precisa de alguma clareza em uma tarefa.

Veja também: O que significa assumir riscos em uma economia instável?

Isso não apenas garante que sua mensagem seja transmitida, mas também ensina ao novo funcionário todas as diferentes maneiras de se conectar com a equipe.

Projetar sessões interativas propositalmente

Não importa o quão bem você mapeie seu processo de integração, às vezes pode ser difícil prender a atenção dos participantes. Discorrer sobre a cultura da empresa, funções e responsabilidades, expectativas de trabalho e todas as outras partes importantes de um trabalho pode rapidamente se tornar muito difícil de lidar durante o processo de integração.

É simplesmente demais para uma pessoa aprender apenas ouvindo uma apresentação. Também é uma maneira fácil de perder a atenção. Em vez disso, crie sessões interativas em seu programa de integração para garantir que a monotonia de um download massivo de informações para novos funcionários seja interrompida.

Isso também fornece uma oportunidade importante para eles refletirem sobre o que foi compartilhado e criar um diálogo que os integre ainda mais em uma equipe.

Crie uma estratégia de integração virtual de sucesso
Foto: (reprodução/internet)

Estabeleça tempos e recursos para auto estudo

Pessoas diferentes têm métodos de aprendizagem diferentes. Algumas pessoas respondem melhor quando um gerente explica tudo, outras preferem ler os detalhes principais por conta própria e algumas aprendem apenas fazendo ou com a experiência prática.

Os processos de onboarding virtuais devem ser construídos para acomodar diferentes estilos de aprendizagem, para que todos tenham a chance de chegar ao mesmo lugar ao final.

Estabelecer tempos de auto estudo e desenvolver recursos para novos funcionários é um método forte para facilitar isso.

Independentemente do estilo de aprendizagem, isso dá aos novos funcionários a oportunidade de revisar e refletir sobre o que aprenderam, o que, por sua vez, estimulará um melhor engajamento e um aprendizado mais rápido durante outros aspectos de seu programa de integração virtual.

Rever e refinar

A realidade é que os programas de integração raramente são perfeitos. Não importa quantas informações você compartilhe, sempre haverá uma pergunta que ficou sem resposta.

Em configurações remotas, é ainda mais desafiador estabelecer um processo que seja simplificado e eficaz. Gerenciar uma equipe remota requer compaixão, compreensão e adaptação rápida aos desafios, especialmente em tempos como estes.

Use cada integração como uma oportunidade para melhorar seu processo e mantenha o foco em ajudar um novo funcionário a se tornar um membro confiável da equipe para garantir que o essencial seja coberto.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO