Aplique a teoria da resiliência à sua procura de emprego

Aplique a teoria da resiliência à sua procura de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Se há uma lição a ser aprendida com a atual crise de saúde – é que nada pode ser dado como certo.

Todos os aspectos de nossas vidas podem virar de cabeça para baixo no espaço de apenas algumas semanas. Os hábitos e rotinas que acreditávamos serem “normais” podem rapidamente se tornar memórias distantes.

ANÚNCIO

Estamos realmente em um momento sem precedentes em nossas vidas.

COVID-19 mudou o mercado de trabalho

Centenas de países ao redor do mundo estão em bloqueio total ou parcial com bilhões de pessoas afetadas pela pandemia COVID-19.

A viagem praticamente parou. Implicações econômicas massivas já estão afetando milhões de pessoas, o que aumenta ainda mais o estresse de riscos potenciais à saúde e ao bem-estar emocional e mental que muitos estão lutando para manter.

O desemprego nos EUA disparou para níveis que não eram registrados desde a grande depressão na década de 1930 e se você estava no meio de sua procura de emprego quando a pandemia atingiu a América do Norte, então você pode estar se sentindo desanimado com os novos desafios no mercado de trabalho como resultado da pandemia.

No entanto, há esperança!

Leia também: Cinco principais opções para ajudá-lo a escrever um ótimo currículo

Um guia para aplicar a teoria da resiliência à sua procura de emprego

“Não é a natureza da adversidade que é mais importante, mas como lidamos com ela.”

Embora não haja dúvidas de que existem novas e crescentes dificuldades em procurar emprego neste momento, existem estratégias e perspectivas que devem ser consideradas para ajudá-lo a progredir, em vez de ficar para trás, nesses momentos.

Reunimos este artigo para fornecer um guia sobre como você pode aplicar a teoria da resiliência à sua procura de emprego e permitir que você encontre oportunidades em uma situação aparentemente desesperadora.

O que é Teoria da Resiliência?

A teoria da resiliência é um conceito psicológico que argumenta que os resultados de nossas vidas estão mais relacionados a como reagimos quando confrontados com dificuldades, ao invés da causa real dessas dificuldades.

Pandemia de COVID-19 à parte, sempre há momentos difíceis e desafios que podem surgir em nossas vidas diárias. Nem tudo sai conforme o planejado e os eventos sempre podem mudar repentinamente. Isso é verdade independentemente de uma catástrofe global ou não.

Se pudermos concordar que a adversidade persiste independentemente do contexto global mais amplo, então uma questão crucial permanece: como você reagirá quando confrontado com desafios difíceis?

  • Você desiste?
  • Você culpa alguém ou alguma coisa por suas deficiências?
  • Ou você se adapta?
Aplique a teoria da resiliência à sua procura de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Compreendendo a definição de resiliência

Resiliência é definida como “a capacidade de se recuperar rapidamente das dificuldades; dureza.”

Dito isso, há muitas maneiras de aplicar a resiliência ao seu estado emocional, físico e mental. O que é importante entender aqui é que a dificuldade é inerente às nossas vidas, mas como você responde a essa dificuldade depende de você. Se você responder de forma proativa e se esforçar ao máximo, apesar de tudo o mais, você é resiliente.

Se você fechar, desistir ou desistir, provavelmente enfrentará ainda mais desafios à medida que suas opções se tornam mais limitadas. Claro, é da natureza humana passar por vários estágios de processamento emocional em uma crise como essa.

Ser resiliente não significa que você nunca se sinta derrotado, estressado ou preocupado. O que isso significa é que você tem espaço para esses sentimentos naturais e também é capaz de criar espaço para passar por eles e seguir em frente, mesmo quando é difícil.

Específico para procurar trabalho em meio a um desemprego crescente e uma recessão na economia, a resiliência o ajudará a passar da crise e do desemprego para a solução de problemas e a encontrar um novo papel.

Como aplicar a teoria da resiliência à sua procura de emprego

Com a compreensão de que a adversidade é onipresente no mercado de trabalho, o primeiro passo para construir resiliência em sua busca de emprego é encontrar confiança na economia.

Parece simples, mas essa mentalidade pode ajudá-lo a permanecer focado e otimista. É fundamental compreender que as pessoas nunca deixarão de precisar de outras pessoas. O ser humano é a base da nossa economia e por isso sempre haverá um trabalho a fazer.

Sim, as indústrias podem virar de cabeça para baixo. Sim, alguns empregos se tornarão obsoletos. Sim, a forma como trabalhamos vai mudar, mas você deve se perguntar:

  • Minhas habilidades podem ser aplicadas a diferentes setores?
  • Minha experiência me dá uma perspectiva contra desafios comuns?
  • Como minha educação pode ser aplicada a novas aulas?

Compreender seus pontos fortes e fracos à luz de um desafio é a chave para superá-lo.

Dito isso, é fundamental entender também que a resiliência não é algum tipo de solução ‘mágica’. Existem circunstâncias que não mudam tão facilmente e surgem desafios que não estão necessariamente ao seu alcance.

Ter resiliência não garante que você possa superar tudo o que a vida joga em você. Em vez disso, é sobre como você responde a esses desafios e se você faz o seu melhor, independentemente da circunstância em que se encontra.

Resiliência também não significa que todos os esforços são bem-sucedidos, significa que você continua tentando – mesmo se precisar levar algum tempo para se reagrupar.

Esse tipo de atitude se estende diretamente à sua procura de emprego. Encontrar emprego no mercado de trabalho de hoje não será fácil.

Veja também: Alinhamento estratégico: criando um caminho para equipes de alto desempenho

No entanto, se você mantiver uma perspectiva resiliente em sua busca de emprego, será muito mais provável que encontre o que está procurando, porque continuará buscando. Mesmo que demore mais do que o esperado.

Com isso em mente, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fortalecer sua resiliência durante a procura de emprego.

1. Mantenha seu bem-estar físico e mental

Embora as necessidades diárias de saúde e as rotinas de exercícios de muitas pessoas tenham sido interrompidas, ainda é possível manter a saúde física e mental em casa.

Ser resiliente é encontrar alternativas. Muitos de nós dependem de redes de apoio crítico que simplesmente não estarão disponíveis devido ao distanciamento social e a um sistema de saúde sobrecarregado, mas devemos fazer o nosso melhor para permanecer saudáveis, apesar das limitações de nossas opções. 

Que tipo de soluções criativas você pode empregar para manter seu ânimo, sua saúde mental estável e seu corpo físico bem cuidado?

“Manter-se saudável” não significa que você precisa ter um abdômen retalhado ao final de um período de auto isolamento. Trata-se de manter sua saúde física e mental dentro do equilíbrio necessário para proteger seu bem-estar.

Aplique a teoria da resiliência à sua procura de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Todos correm um risco adicional durante esta pandemia. “Manter-se saudável” significa ser proativo e tomar precauções para manter seus benchmarks pessoais.

Por exemplo, se você enfrentar problemas de saúde mental, certifique-se de que é capaz de manter contato com um conselheiro ou outras pessoas em sua rede de apoio, estabelecendo métodos de comunicação que estejam consistentemente disponíveis para conectá-lo a eles.

Se você está lidando com uma deficiência física ou condição crônica de saúde, aproveite os serviços de telemedicina para manter as linhas de comunicação abertas com sua equipe de suporte médico e use o poder da Internet para se manter conectado e ativo.

2. Aprenda a criar sua própria oportunidade

Em uma época em que a economia e vários setores estão sob pressão sem precedentes, as oportunidades estão se tornando mais escassas. O mercado de trabalho não será generoso e as ofertas de trabalho serão mais difíceis de encontrar enquanto o desemprego aumenta.

Ser resiliente em tempos como estes significa encontrar oportunidades quando não há nenhuma.

Considere o seguinte – os empregadores estão lutando tanto quanto os empregados devido à pandemia. Agora, mais do que nunca, os empregadores também precisam de ajuda para se salvar.

Embora eles possam não ter condições financeiras ou mesmo saber exatamente de quem precisam, isso representa uma oportunidade para um candidato a emprego que pode identificar um problema e fornecer sua solução.

Aplique a teoria da resiliência à sua procura de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Aqui está uma estratégia que você pode tentar como forma de resiliência em sua busca de emprego: Aprenda a escrever e lançar sua própria descrição de trabalho.

Encontre um setor, identifique alguns dos seus desafios e apresente suas habilidades e conhecimentos como uma forma direta de suporte. Isso demonstrará que você está bem equipado para ingressar em uma empresa durante tempos particularmente difíceis, e que seu conhecimento e visão serão um ativo valioso para o negócio.

3. Considere novos planos de carreira

Se você está em um setor que foi completamente devastado pela pandemia de COVID-19, talvez queira considerar setores alternativos onde pode aplicar suas habilidades e conhecimentos.

É uma circunstância muito rara que as habilidades de alguém sejam tão específicas de um nicho que não haja tradução para um novo tipo de função. Além disso, se você realmente deseja ser resiliente na procura de emprego, deve abraçar a disposição para aprender e se adaptar.

O resiliente candidato a emprego encontrará caminhos de oportunidade onde outros vêem um beco sem saída.

Embora isso possa parecer um feito criativo difícil, tente este método da próxima vez que estiver procurando por uma vaga de emprego:

  • Escreva uma lista de cargos / cargos que reflitam seu conjunto de habilidades e experiência (ou seja, gerente de projeto, diretor de comunicações, etc.).
  • Insira o cargo em sua próxima pesquisa, mas filtre para incluir todos os setores.
  • Reveja as posições disponíveis para obter ideias para novos campos que atendam à sua especialidade
  • Refine sua pesquisa com base nas novas indústrias que você identificou

Este é um exercício mental que o ajudará a expandir seu pensamento no mercado de trabalho. Você também pode tentar inspirar direção em sua pesquisa, inspirando-se em outras paixões ou hobbies de sua vida.

Durante esses períodos de contração, você precisará olhar em todos os lugares que puder para encontrar a oportunidade de que precisa.

Aplique a teoria da resiliência à sua procura de emprego
Foto: (reprodução/internet)

Qual o próximo?

O aspecto mais importante da aplicação da teoria da resiliência à procura de emprego é nunca perder a esperança. Embora existam muitas estratégias de busca de emprego durante esse período, as que terão sucesso são aquelas que podem se levantar contra a adversidade que todos enfrentamos.

Seja ágil. Seja adaptável. Seja resiliente.

Você encontrará o que deseja.

Fique por dentro: Avalie onde você está em sua carreira para se desvencilhar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO