Use princípios de coaching para se tornar um gerente melhor

ANÚNCIO
Use princípios de coaching para se tornar um gerente melhor
Foto: (reprodução/internet)

O coaching como forma de gestão vem ganhando força nos últimos anos. Em vez de comandar e delegar a seus funcionários, os gerentes que usam essa abordagem se esforçam para servir como um catalisador para alinhar as metas dos funcionários com as metas da empresa.

Quando você pensa em uma equipe esportiva, o treinador ensina, aprimora habilidades e desenvolve seus jogadores. 

ANÚNCIO

Mas então, o treinador coloca os jogadores onde eles têm mais sucesso, os envia para o campo e os deixa jogar. Eles orientam da lateral e podem até convocar algumas jogadas. Mas se o treinador fez bem o seu trabalho, a equipa funciona bem sozinha e todos os jogadores estão confiantes nas suas funções.

O treinamento de seus funcionários funciona da mesma maneira: você desenvolve e orienta seus funcionários e, em seguida, os envia para o campo. O objetivo é capacitá-los para fazer seu trabalho e tomar suas próprias decisões.

Aqui estão algumas maneiras de abordar um estilo de liderança de coaching:

ANÚNCIO

Leia também: O gerenciamento remoto exige habilidades únicas de liderança

Seja menos diretivo

Pode ser uma mudança em nossa mentalidade, mas você deseja se concentrar mais em orientar seus funcionários do que dizer-lhes o que fazer. Qual é a diferença? Orientar é mais aberto do que dirigir.

Portanto, se um funcionário vier até você com um desafio, não resolva por ele; em vez disso, converse e ajude-os a explorar soluções diferentes. Isso não apenas desafiará suas suposições e processos de pensamento, mas os ajudará a solidificar seus processos de tomada de decisão.

Eles podem não escolher a solução que você teria escolhido, e você deve estar confortável com isso. Mas, muitas vezes, o resultado ainda é tão favorável porque o funcionário está muito investido no resultado. 

Se o funcionário falhar, você deve estar disposto a aceitar isso e transformar isso em uma oportunidade de aprendizado. O coaching se concentra no sucesso de longo prazo de seu funcionário, mesmo que isso signifique que haja alguns fracassos de curto prazo.

Use princípios de coaching para se tornar um gerente melhor
Foto: (reprodução/internet)

Motivar e apoiar

Para ser um treinador eficaz, você precisará desenvolver sua própria inteligência emocional.

Coaching é uma abordagem mais individualizada de gerenciamento. Para fazer isso, você deve criar e manter relacionamentos fortes com seus funcionários. Faça conversas individuais regulares nas quais você ouve, faz perguntas guiadas, dá feedback e ajuda no estabelecimento de metas.

Cada pessoa é diferente e você precisa descobrir o que vai motivar cada um de seus funcionários e utilizar isso de acordo. 

Alguns serão capazes de dizer o que os motiva, e você terá que observar os outros para descobrir. Da mesma forma, cada pessoa exigirá diferentes níveis e tipos de suporte, e cabe a você trabalhar com o funcionário para descobrir os detalhes.

Veja também: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online

Capacite por meio da educação

Um gerente que treina, tem paixão por ensinar e observar o crescimento dos funcionários. Eles oferecem desenvolvimento profissional e oportunidades de aprendizagem como forma de motivar e cultivar talentos. 

Os funcionários que recebem essas oportunidades não apenas ficam mais satisfeitos e produtivos, mas também costumam se apaixonar pelo que estão aprendendo.

Estar exposto a novas oportunidades também fomentará a criatividade e a inovação em seus funcionários; eles ficarão inspirados e entusiasmados com seu trabalho e com as perspectivas de projetos novos e desafiadores. Essa empolgação costuma ser transmitida ao restante da equipe.

Use princípios de coaching para se tornar um gerente melhor
Foto: (reprodução/internet)

Reconheça conquistas

Além de conversar sobre onde está faltando alguma coisa, o que certamente é importante, talvez seja ainda mais importante informar regularmente seus funcionários sobre o que está indo bem.

Isso não apenas motiva seu funcionário, mas também dá a ele uma sensação de confiança, que é o que ele precisa para poder confiar em seus próprios processos de tomada de decisão. Também pode servir como um catalisador para discutir maneiras de construir a partir desses sucessos para continuar melhorando.

Algumas coisas sobre o elogio: seja genuíno em seu elogio; você deseja motivar de acordo e, além disso, as pessoas podem ver através de um elogio falso. Outra coisa a se considerar, é como o funcionário prefere ser reconhecido. Eles gostam de atenção cara a cara? Eles querem ser chamados para a equipe? Certifique-se de adaptar sua abordagem.

Os gerentes que optam por treinar os funcionários em vez de comandá-los, são altamente considerados por esses funcionários devido à sua abordagem cuidadosa. Eles também são muito conceituados por seus gestores, porque desenvolvem o talento de seus funcionários e impulsionam a melhoria contínua, o que leva ao crescimento e ao sucesso.

Fique por dentro: Novo emprego, mesma empresa – e agora?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO