Como demonstrar uma mentalidade inovadora na busca por emprego?

ANÚNCIO
Como demonstrar uma mentalidade inovadora na busca por emprego?
Foto: (reprodução/internet

A inovação é um ativo altamente valorizado para muitas empresas. Uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers de 2017 observou que 61% das empresas enfatizavam a inovação em seus funcionários para desenvolver novas ideias.

Apesar dessa intenção, no entanto, outro relatório de Jeremiah Owyang observou que 57% das empresas enfrentaram dificuldades para desenvolver culturas internas que continuam a inovar e experimentar.

ANÚNCIO

Claramente, uma perspectiva inovadora é muito importante para muitas empresas ao buscar novos funcionários. Eles valorizam novas ideias e querem contratar pensadores criativos que possam sacudir os negócios como de costume.

Se você é um pensador criativo e inovador, certamente é desejável para muitas empresas! A dificuldade, porém, é como comunicar sua capacidade de pensamento inovador. Certamente, nem sempre é fácil transmitir seus hábitos inventivos e realizações primeiro em um currículo e depois em uma entrevista, mas é possível.

Aqui, compartilharemos nossas seis principais sugestões para mostrar seu pensamento original durante o processo de contratação.

ANÚNCIO

Leia também: Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem “sim”

Em seu currículo:

1. Use palavras-chave específicas que enfoquem sua capacidade de identificar problemas e soluções de maneira independente

Em vez de usar a palavra inovador em seu currículo, use palavras-chave direcionadas que expressem ideias inovadoras em relação a tarefas e realizações específicas. Aqui estão algumas ideias:

  • Liderado [um novo programa ou iniciativa]
  • Previsto [uma tendência]
  • Desenvolvido [um novo modelo]
  • Identificado [diferentes pontos de venda]
  • Reconhecido [uma oportunidade ou canal]
  • Criado [um novo produto]
  • Promovido [um novo relacionamento]

Se você incluir palavras-chave como essas, o gerente de contratação entenderá que você é alguém que pode criar soluções inovadoras e colocá-las em prática.

2. Conecte sua mentalidade inovadora a resultados mensuráveis

Você pode ser o pensador mais original do mundo, mas se sua maneira única de pensar não levar a resultados, não terá valor para seu empregador em potencial. Portanto, certifique-se de vincular essas palavras-chave a realizações específicas e mensuráveis.

Por exemplo, você poderia dizer que “fomentou novos relacionamentos com 15 novos clientes que levaram a um aumento de $ 10 milhões na receita” ou “desenvolveu um novo produto em todos os estágios de engenharia, aquisição de capital e melhoria das instalações em 18 meses”. 

Vincular resultados específicos à sua mentalidade inovadora é o caminho a percorrer.

Como demonstrar uma mentalidade inovadora na busca por emprego?
Foto: (reprodução/internet)

Na entrevista:

3. Antes da entrevista, faça um brainstorming de exemplos que deseja apresentar

Como você já escreveu seu currículo, já terá ideias de exemplos que comprovam sua capacidade criativa. No entanto, durante a entrevista, você terá mais tempo para elaborar esses exemplos, em vez de apenas classificá-los em uma descrição de currículo de um ou dois marcadores.

O que mais você deseja transmitir sobre sua experiência? Que detalhes específicos você pode incluir que demonstrem suas habilidades de criatividade, engenhosidade e colaboração?

Veja também: Exemplos de cartas de apresentação gratuitas on-line estão direcionando você da maneira errada

4. Escolha exemplos em que você usou sua criatividade para gerar resultados demonstráveis

Embora você possa ser inovador em muitos aspectos de sua carreira, você deseja escolher exemplos de sua mentalidade progressista que levou a resultados comprováveis. Durante a entrevista, você deseja oferecer o máximo possível de exemplos desse tipo de pensamento, sempre que o gerente de contratação fizer uma pergunta relevante.

Claro, você não pode responder a todas as perguntas com um exemplo enfocando suas tendências criativas, então faça com que os exemplos que você pode oferecer realmente tenham um impacto.

5. Compartilhe seu processo de pensamento

Ao detalhar um exemplo durante uma entrevista, certifique-se de enfatizar também seu processo de pensamento criativo. Por exemplo, descreva como você reconheceu que um determinado problema era uma preocupação. Em seguida, compartilhe como você considerou várias soluções antes de entrar no curso de ação que acabou por fazer. 

Por fim, destaque como você conduziu seu projeto da imaginação à fruição, comunicando-se com clareza, delegando tarefas e usando feedback para modificar seus planos. 

Aqui, você também deseja demonstrar flexibilidade em sua inovação, mostrar que pensa criticamente sobre suas próprias ideias e que colabora com outras pessoas para dar vida a um conceito.

Como demonstrar uma mentalidade inovadora na busca por emprego?
Foto: (reprodução/internet)

6. Use o método STAR para dar exemplos específicos

Sempre que responder a uma pergunta da entrevista, você deseja que suas respostas sejam o mais descritivas possível. Sempre use o método STAR para detalhar completamente suas respostas. STAR é uma sigla que significa:

  • ST – Tarefa ou problema específico
  • A – Ações planejadas para resolver esse problema
  • R – Resultados derivados de sua ação

Depois de criar exemplos, também certifique-se de estar preparado com informações suficientes para provar que você melhorou esse problema.

A implantação dessas táticas em sua busca de carreira executiva demonstrará seu compromisso com o pensamento inovador. Descrever de forma eficaz partes importantes de você mesmo é uma parte importante para se definir como o melhor ajuste para uma posição – bem como para encontrar a posição certa para você.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO