Faça a si mesmo essas perguntas para encontrar um trabalho que atenda aos seus objetivos

Faça a si mesmo essas perguntas para encontrar um trabalho que atenda aos seus objetivos
Foto: (reprodução/internet)

Em um mundo de trabalho ideal, seu objetivo de carreira e sua posição atual devem estar alinhados. Qual é o propósito no trabalho? A motivação profissional voltada para um propósito, conecta sua missão profissional com aquela que você cumpre em seu trabalho. 

Se você tem uma posição proposital, é inspirado pela ideia de que seu trabalho tem um significado, além de um contracheque. Você não está necessariamente trabalhando para um propósito social; alguns profissionais são motivados por ganhar mais influência, gerenciar uma equipe maior ou progredir na hierarquia corporativa.

Por outro lado, uma  motivação profissional voltada para o trabalho é caracterizada simplesmente porque é esperado de você. Se essa for sua mentalidade, você provavelmente se sentirá entediado ou desinteressado em seu trabalho. 

Uma mentalidade de carreira voltada para o trabalho normalmente não é sustentável, pois consome sua energia e motivação.

E se você sentir que a motivação de sua carreira orientada para um propósito está desaparecendo? A Harvard Business Review (Revisão de Negócios de Harvard) sugere que os profissionais precisam reavaliar continuamente seus objetivos . 

Você pode ter superado sua função e não é mais desafiado pelos deveres que se esperam de você. Talvez a cultura da sua empresa tenha mudado, o que significa que sua paixão pessoal e missão da empresa não correspondem mais.

Encontre um propósito em sua carreira por meio dessas perguntas

É importante verificar regularmente se você ainda encontra satisfação profissional em sua função atual. Aqui, compartilharemos as perguntas que você deve fazer a si mesmo para identificar seu propósito de orientação.

O que mais te motiva?

A primeira pergunta que você deseja avaliar são seus motivadores internos e externos, separados de qualquer conexão com sua função atual. 

Qual seria o seu dia de trabalho ideal? Que atividades o colocam em um estado de fluxo em que você está completamente envolvido? O que é mais importante para você no mundo do trabalho (status, salário, gestão de equipe, o bem social)? Pense nesses pontos e realmente escreva suas respostas em ordem decrescente.

Depois de ter uma lista como esta, você pode usar as qualidades que adicionou para responder a mais perguntas nesta lista.

Leia também: Como mudar de função na sua empresa sem causar confusão?

Finja que está olhando para trás em sua carreira após a aposentadoria. O que você esperava realizar?

Esta pergunta pede que você conecte a lista de motivadores que você criou a tarefas e sucessos específicos. Que realizações o deixariam mais orgulhoso? Você ficaria desapontado por nunca ter conseguido os papéis deles em sua carreira?

Responder a essa pergunta o ajudará a determinar se você está realmente trabalhando para atingir seus objetivos de carreira de longo prazo.

Faça a si mesmo essas perguntas para encontrar um trabalho que atenda aos seus objetivos
Foto: (reprodução/internet)

Quais são os seus objetivos de carreira nos próximos 10 anos?

Esta pergunta o ajudará a determinar se você é capaz de crescer o suficiente para alcançar seus objetivos de longo prazo em sua posição atual. Se você pensar sobre o que deseja realizar na próxima década, poderá decidir se está progredindo em sua função atual.

Como você progrediu em relação a essas metas de carreira em sua posição atual?

Usando a lista que você fez para a última pergunta, você pode decidir se sua função o impulsiona em direção a seus objetivos. Você pode decidir que seus objetivos mudaram desde que assumiu o cargo pela primeira vez, ou pode decidir que seu emprego atual o está impedindo de realizar a carreira que imagina.

Determine como você gasta seu tempo em sua posição atual. Qual dessas tarefas você gosta? O que você acha entediante ou estressante?

Em conexão com a pergunta anterior, costuma ser útil analisar como você realmente gasta seu tempo.

Por exemplo, digamos que você assumiu uma função porque pensou que isso permitiria que você participasse regularmente de uma tarefa de que gosta. Na realidade, porém, o tempo que você tem disponível para essa função foi minado por outras obrigações.

Uma estimativa generalizada de como você gasta seu tempo pode não ser precisa. Em vez disso, tabule quanto tempo você gasta em diferentes tipos de tarefas ao longo de uma semana. Em seguida, observe quais dessas tarefas você considera satisfatórias e quais você teme.

Você pode decidir que está gastando muito tempo com obrigações que não correspondem à sua motivação ou objetivos de carreira. 

Manter o controle do tempo que você gasta de maneira tangível e concreta pode ajudá-lo a fazer os ajustes necessários. Talvez seu emprego atual tenha o potencial de estimular seu propósito, mas a maneira como você passa seu tempo no trabalho não está lhe ajudando.

Veja também: 6 vezes que movimentos laterais de carreira podem lhe empurrar para a frente

Seu trabalho te empolga?

Por mais que a última questão tenha sido sobre anotar tarefas objetivas, esta questão se concentra no sentimento subjetivo. 

Você gosta de se levantar de manhã para o trabalho? Você costuma ter os “assustadores de domingo” quando teme a chegada da semana de trabalho? Você fica satisfeito quando volta para casa após um dia de trabalho? Tomar nota de como você se sente é tão importante quanto conectar objetivamente suas motivações e suas tarefas diárias.

Faça a si mesmo essas perguntas para encontrar um trabalho que atenda aos seus objetivos
Foto: (reprodução/internet)

O seu cargo e / ou campo atual é a única maneira de cumprir as motivações de sua carreira?

Alguns profissionais ficam presos em uma posição que não se encaixa porque acham que não há outra forma de realizar suas ambições profissionais. Mas se você não está entusiasmado com sua função, deve haver uma incompatibilidade. Talvez sua posição não seja o que você esperava ou talvez sua motivação profissional tenha mudado.

Seja qual for o caso, pesquise outras posições, ou talvez novos campos inteiramente, para decidir se há uma função diferente que poderia avançar em sua carreira. Afinal, se você não está feliz em sua posição atual, vale realmente a pena o tempo que está gastando esperando a próxima oportunidade surgir?

Determinar que você não está totalmente satisfeito com sua função atual é apenas a primeira etapa. Em seguida, você precisa identificar diferentes funções ou campos que estariam mais bem alinhados com seus objetivos pessoais. Esta etapa pode ser complicada.

Fique por dentro: O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec