Dicas de busca de empregos para profissionais de nicho

Dicas de busca de empregos para profissionais de nicho
Foto: (reprodução/internet)

Se você é um especialista em um determinado campo, é natural que se orgulhe do que faz. Afinal, anos de muito trabalho e estudo o posicionaram em seu nicho, e você sabe fazer bem o seu trabalho. No entanto, mudanças fazem parte da carreira de qualquer pessoa, e é melhor não se classificar em uma categoria restrita. 

Aqui estão algumas dicas de procura de emprego para ajudá-lo a sair de sua zona de conforto, seja necessário ou você esteja procurando assumir novas funções e responsabilidades.

ANÚNCIO

Como mudar de um Nicho de Carreira

Se sua empresa está se reestruturando ou reduzindo, a busca além do seu nicho obviamente está fora de seu controle. No entanto, mesmo nesse cenário, você pode avaliar honestamente seus talentos e olhar para novas oportunidades. O que o torna um especialista em sua função? Veja as ferramentas que compõem seu trabalho.

Eles podem ser aplicados em novas áreas? Por exemplo, se você é um especialista em contabilidade, não se trata apenas de números: você é proficiente em organização, planilhas e gerenciamento de tempo. Veja seu trabalho como uma árvore com galhos, não apenas um tronco singular.

Esteja aberto para aprender.

Mesmo que você tenha uma década de experiência em sua carreira, mudar para novas áreas, mesmo que sejam menos intensivas, exigirá pelo menos um pouco de aclimatação, se não o aprendizado total de novas habilidades. 

Mas olhe para trás, para o seu início: você aprendeu sua experiência e será capaz de aprender como assumir novos requisitos. Isso não é um rebaixamento e o tornará muito mais atraente para os recrutadores e comitês de contratação.

A capacidade de se sair bem em uma área de nicho se traduz na habilidade de se especializar em áreas que você não achava que estaria assumindo.

Leia também: Como mudar de função na sua empresa sem causar confusão?

Evite a visão de túnel.

Mudanças acontecem, e mesmo que você ame sua área, você pode se ver em uma situação em que simplesmente não pode se dar ao luxo de se agarrar a uma descrição de trabalho restrita. 

As melhores empresas prosperam com a mudança, e seus funcionários não deveriam ser diferentes. Claro, a ideia de permanecer dentro de sua função por um longo tempo é atraente, e você pode ter se colocado no caminho certo para fazer exatamente isso; mas não tenha medo de procurar outro lugar

Não tenha medo de assumir novas responsabilidades. Pode ser assustador no início, mas, no final das contas, é estimulante, e mesmo descer abaixo do nível de especialista em uma área pode torná-lo mais atraente como candidato se você for capaz de mover-se entre responsabilidades diferentes.

Dicas de busca de empregos para profissionais de nicho
Foto: (reprodução/internet)

Pergunte a si mesmo por que está procurando uma mudança.

Se mudar para uma nova carreira ou função dentro de uma empresa é sua escolha, avalie por que você deseja deixar seu nicho. 

Você está procurando por algo novo? Você se sente preso ao seu papel? A transição para um trabalho menos especializado não é um sinal de fraqueza ou falta de motivação. Na verdade, você pode estar assumindo mais responsabilidades, mesmo que as funções não sejam sua área de especialização. 

Em vez de se concentrar em uma área, você pode estar procurando variedade em sua carreira. Depois de se perguntar por quê e de ter respostas claras, você estará muito mais preparado para transmitir seus objetivos.

Compreenda o “clima” de contratação.

Procurar um trabalho mais generalizado durante um período de pandemias e incertezas é algo novo para muitas pessoas, e poucas dicas de procura de emprego se concentram nisso. Mas ser paciente e entender que certos empregos estão mudando ou não são necessários, vai ajudá-lo, mesmo que seja frustrante. 

Na pior das hipóteses, sua especialidade precisa absorver novas demandas; não é fácil, mas focar em suas outras habilidades e saber que você pode se adaptar a novos ambientes é essencial. Ser forçado a procurar novos caminhos de carreira é estressante, mesmo nos melhores momentos. 

Mas de um ponto de vista profissional e emocional, ser otimista sobre o que você é capaz, o elevará a mais oportunidades. Sim, você se orgulha de sua experiência; agora, como você pode moldá-lo para novos papéis? Reveja suas entrevistas anteriores; você provavelmente se apresentou como alguém que pode enfrentar desafios de frente. 

Agora é a hora em que você colocará essa crença em prática.

Veja também: Faça a si mesmo essas perguntas para encontrar um trabalho que atenda aos seus objetivos

Avalie o que você já traz para a mesa.

Idealmente, você gostaria de usar suas habilidades anteriores ou talvez seguir uma carreira quase semelhante à anterior. No entanto, nem sempre isso é possível

Suas habilidades de nicho são especializadas, mas com certeza você pode usá-las como um argumento de venda para sua nova função. Por exemplo, se sua especialidade for gerenciamento, você pode usar essas habilidades para supervisionar pessoas em ambientes diferentes. 

O resultado pode ser diferente, mas as habilidades gerais são as mesmas. E, no mínimo, você sabe se adaptar a novos espaços de trabalho; você fez isso quando assumiu sua função anterior.

Dicas de rede

Qual a melhor maneira de praticar a saída de sua zona de conforto do que começar a trabalhar em rede além da atual? Procure pessoas em seus novos setores, seja via LinkedIn, mídia social ou por meio quaisquer contatos que você já tenha. 

Não tenha medo de entrar em contato e fazer perguntas. Na maioria das vezes, as pessoas ficam felizes em compartilhar suas experiências, mesmo que não tenham dicas sobre o seu novo nicho. 

Olhe para o seu círculo profissional atual: alguém que você conhece, ou com quem trabalha atualmente, tem experiência em outras áreas? Como eles fizeram suas próprias transições? Embora você deva ter orgulho de sua própria experiência e pesquisa, não há vergonha em abordar outras pessoas que sabem mais do que você sobre o novo campo. 

A única maneira de se preparar é ouvir, assimilar o que os outros têm a dizer e, nesse processo, expandir sua rede. Mostre-se como alguém que quer aprender.

Dicas de busca de empregos para profissionais de nicho
Foto: (reprodução/internet)

Conheça seus talentos

Você é um profissional. Quem olhar para o seu currículo conhecerá suas habilidades e entenderá que você pode trazer muito para os novos ambientes. Seja por escolha ou por questões fora do seu controle, você ainda está procurando um trabalho mais generalizado, mas tem a experiência para apoiá-lo. 

Venda seus talentos e saiba exatamente como eles podem se encaixar em sua nova carreira. Experiência em uma área significa que você está disposto a investir tempo para se tornar um especialista em outra área.

E o mais importante: sua experiência anterior não simplesmente desaparecerá. Ele simplesmente se tornará mais uma ferramenta que você pode usar para prosperar em novas áreas. 

Mesmo se você não retornar à sua função anterior, ainda terá toda uma experiência de carreira para ajudá-lo a aceitar seu novo emprego e irá prepará-lo para outras mudanças que possam surgir em sua vida profissional no futuro.

Fique por dentro: Novo emprego, mesma empresa – e agora?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO