Não há volta: como o trabalho será permanentemente alterado após o Covid

Não há volta: como o trabalho será permanentemente alterado após o Covid
Foto: (reprodução/internet)

Isso soa como uma manhã típica de segunda-feira no escritório em casa? Você vai para a cozinha para preparar um bule de café enquanto liga o laptop na mesa. Você coloca uma mensagem em seu calendário por volta do meio-dia para que possa levar seu filho para a escola durante metade do dia. 

Ao retornar uma hora depois, você organiza uma reunião do Zoom com sua equipe para verificar o progresso. Seu dia termina por volta das 18h30, quando você faz uma pausa para o jantar.

ANÚNCIO

Não há dúvida de que nossos “escritórios” pareceram diferentes neste quase ano de quarentena do COVID-19. Não apenas nossos espaços de trabalho mudaram, mas nossa flexibilidade também foi alterada drasticamente.

Certamente, houve pontos positivos e negativos sobre as modificações que fizemos em nossos tradicionais “09:00 às 17:00”. Agora que vimos como é uma vida profissional alternativa, quais mudanças no local de trabalho permanecerão as mesmas após o fim da quarentena? Aqui, discutiremos cinco dos mais significativos.

Novas opções para trabalhar em casa

A McKinsey & Company relatam que 80% dos trabalhadores gostam de trabalhar em casa pelo menos parte do tempo. 

Com maior satisfação e produtividade, mais escritórios provavelmente oferecerão aos funcionários oportunidades para rotinas de trabalho de casa remotas ou parcialmente remotas em um futuro próximo. Você pode usar esta opção como um privilégio para sua equipe definir seus próprios horários.

No entanto, a McKinsey & Company não é vendida em uma programação totalmente remota:

ANÚNCIO

“Uma viagem mensal para a sede ou uma reunião com colegas em um destino compartilhado pode ser suficiente. Essa abordagem pode ser uma proposta vencedora para empregadores e funcionários, com efeitos profundos na qualidade do talento que uma organização pode acessar e no custo desse talento.”

Leia também: Por que mudar é difícil… e bom

Maior flexibilidade

Em conexão, a programação de sua equipe também não será definida de semana para semana. Em vez disso, seus colegas podem escolher quando e como trabalhar. Em uma semana, eles podem precisar ir ao escritório todos os dias e, na próxima, podem evitá-lo completamente. 

Eles podem agendar metade de suas reuniões no Zoom e metade no escritório. Eles precisam ir ao dentista? Talvez trabalhem à tarde e à noite para terminar um projeto.

O mundo do trabalho viu como os funcionários podem ser produtivos quando deixados para se monitorarem, então o dia padrão das nove às cinco em um escritório físico não parece mais tão necessário. 

Na verdade, a Forbes sugere que 54% dos trabalhadores deixariam seus empregos atuais se pudessem encontrar outros que os permitissem trabalhar com mais flexibilidade.

Não há volta: como o trabalho será permanentemente alterado após o Covid
Foto: (reprodução/internet)

Espaços de escritórios alterados

Especialmente se alguns de seus funcionários trabalharem em casa, pode ser hora de repensar a pegada de seu campus também. Afinal, quanto maior e mais tradicional for seu campus, maior será a sobrecarga.

“Em um mundo pós-COVID-19, o potencial para reduzir os custos imobiliários pode ser significativo”, observa McKinsey & Company.

Especificamente, as empresas podem optar por variar suas propriedades de espaço de escritório para incluir áreas de trabalho compartilhado e locais flexíveis, junto com um equilíbrio de escritórios próprios, aluguéis padrão e aluguéis flexíveis. 

Em outras palavras, os locais onde trabalhamos podem parecer muito diferentes, mesmo após o fim da pandemia.

Veja também: Otimize suas comunicações remotas usando o zoom

Programação escalonada

À medida que o distanciamento social se tornou uma obrigação, vimos trabalhadores entrarem no escritório em horários escalonados. Outro benefício para os trabalhadores é que eles não precisam passar horas indo para o escritório todos os dias.

Ambas as ideias podem encontrar seu caminho para o futuro mundo do trabalho. Em declarações à BBC, os especialistas de escritório observaram que as horas de trabalho escalonadas podem ajudar os funcionários a evitar o trânsito na hora do rush ou o transporte público lotado. 

Nos dias em que não precisam se deslocar, eles economizam tempo e energia.

A arquiteta Amanda Stanaway sugere que uma “mudança para o trabalho doméstico poderia ‘liberar’ partes da força de trabalho, como mães que trabalham e aqueles que vivem longe das grandes cidades e têm dificuldade para encontrar trabalho”.

Não há volta: como o trabalho será permanentemente alterado após o Covid
Foto: (reprodução/internet)

Melhorias no Home Office

Lembra-se das primeiras fotos pandêmicas de trabalhadores colocando seus laptops nas tábuas de engomar? Um dos problemas de trabalhar em casa antes da pandemia era que os trabalhadores simplesmente não estavam equipados para trabalhar efetivamente em casa. 

Alguns funcionários não tinham espaço para um escritório em casa ou um lugar onde pudessem hospedar chamadas Zoom ininterruptas. Outros não tinham conexões de Internet fortes o suficiente para o WFH.

Com o tempo, porém, os trabalhadores criaram espaços dedicados que lhes permitem trabalhar com eficiência em casa. Forbes também observa que criar Internet confiável nas casas das pessoas foi e continuará a ser uma prioridade para os provedores de Internet.

A tecnologia aprimorada não apenas tornou o WFH mais funcional, mas um número maior de pessoas trabalhando em casa também impulsionará a inovação em nosso futuro pós-pandemia.

O escritório ficará obsoleto?

Nosso mundo de trabalho pós-quarentena não parecerá totalmente diferente do que era antes. Estamos perdendo o ambiente colaborativo e colegial que só podemos ter no escritório, especialmente as interações sociais casuais que simplesmente não podem ser reproduzidas no Zoom. 

Escritórios e horários regulares não serão extintos, mas os especialistas preveem que trabalhar em casa um a três dias por semana pode beneficiar não apenas as empresas, mas também o bem-estar de seus funcionários.

Fique por dentro: Novo emprego, mesma empresa – e agora?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO