O enigma da flexibilidade: como os cuidadores ainda podem desenvolver suas carreiras?

O enigma da flexibilidade: como os cuidadores ainda podem desenvolver suas carreiras?
Foto: (reprodução/internet)

Ser cuidador é uma das experiências mais gratificantes e transformadoras que uma pessoa pode ter. Seja a responsabilidade de cuidar de um novo bebê, de um pai idoso, de um cônjuge doente ou de quaisquer outras obrigações que a vida possa impor a você.

Para aquelas que optam por manter a carreira com as responsabilidades em casa, e principalmente para as mães que trabalham, essa necessidade de flexibilidade pode representar um alto custo para a progressão na carreiraPara muitos, essa decisão tem um preço: sacrificar o movimento para a frente em sua linha de trabalho.

ANÚNCIO

Estudos em Harvard mostram a situação dos cuidadores

Um estudo da Harvard Business Review descobriu que mais de 40% das mulheres tomaram a decisão calculada de fazer pausas em suas carreiras para cuidar de seus filhos – uma decisão que torna decididamente mais difícil receber promoções ou ofertas de emprego de status superior a longo prazo.

Outros 24% das mulheres optam por diminuir, em vez de manter ou crescer, suas carreiras em um esforço para tornar mais administrável cuidar de pais idosos.

Embora os números possam parecer intimidantes, há uma luz no fim do túnel para esses pais e responsáveis. É possível ter sucesso nas duas áreas da vida; basta um pouco de planejamento, persistência e compreensão.

O guia a seguir apresenta algumas dicas úteis para aqueles que buscam manter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a vida pessoal, ao mesmo tempo em que buscam uma trajetória progressiva no local de trabalho.

Leia também: O LinkedIn é a chave para a busca moderna de empregos: veja como usá-lo de maneira eficaz

3 dicas para avançar quando você precisar de flexibilidade

1. Seja transparente

Equilíbrio trabalho-vida não é mais apenas uma frase da moda. Nos últimos anos, tornou-se uma preocupação legítima e urgente em uma variedade de setores.

A geração do milênio deve assumir 75% da força de trabalho nos próximos cinco anos e, para muitos deles, manter um equilíbrio gerenciável entre suas vidas pessoais e carreiras é uma obrigação.

Como tal, está se tornando cada vez menos chocante para os empregadores ouvir pedidos de mais flexibilidade ou distinção entre o dia de trabalho e horas pessoais; e para aqueles empregadores que querem acompanhar o tempo, acomodar esses desejos é uma obrigação.

Por isso, não deve ser um choque para seu empregador se você for transparente sobre suas necessidades e responsabilidades domésticas. Deixe claro que, embora você valorize sua posição e esteja comprometido em dar tudo de si, também precisa de espaço para cuidar de seus negócios fora do escritório.

O enigma da flexibilidade: como os cuidadores ainda podem desenvolver suas carreiras?
Foto: (reprodução/internet)

Explicar suas circunstâncias ao seu empregador não apenas o fará parecer mais humano; também o fará parecer mais responsável. Dar a eles uma visão sobre o seu mundo e as responsabilidades que o acompanham mostrará que você é um pensador de futuro que faz todo o possível para prever e gerenciar obstáculos potenciais.

Também mostrará que você é um trabalhador claro, honesto e suficiente que não tem medo de ter conversas que possam ser difíceis ou desconfortáveis.

2. Defina-se à parte

Se você se encontrar em uma posição em que precise fazer uma pausa em sua carreira para administrar seus cuidados responsabilidades. No passado, essa decisão poderia ter impedido sua capacidade de progredir no local de trabalho.

Mas com a tecnologia moderna, é possível continuar o desenvolvimento de sua carreira mesmo quando você está em casa. Durante seu tempo fora do escritório, procure maneiras de promover sua educação ou o desenvolvimento de habilidades. Considere fazer um curso online que diga respeito ao seu setor.

Por exemplo, se você trabalha em marketing, inscreva-se em um curso de certificação em SEO. Ou, se você trabalha com finanças, considere fazer um curso sobre Quickbooks. Esse tipo de proatividade não mostrará apenas aos empregadores em potencial que você ainda está comprometido com sua carreira.

Veja também: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online

3. Não se sinta culpado por utilizar seus recursos

Para muitas pessoas, e principalmente para as mulheres, um dos fatores mais difíceis que atrapalham sua capacidade de progredir na carreira não é o tempo nem o dinheiro – é a culpa.

Em uma pesquisa, surpreendentes 57% das mulheres disseram que se sentiam culpadas todos os dias ao ir para o escritório e não cuidar de seus filhos ou entes queridos. Para alguns, o aspecto emocional de tentar administrar as duas áreas da vida pode ser demais e, quando chega a hora, a carreira é a única a perder.

No entanto, é importante reconhecer que seu papel como cuidador não define quem você é. Você tem tanto direito quanto qualquer outra pessoa a uma carreira bem-sucedida e gratificante e, se precisar utilizar certos recursos para que isso aconteça, faça-o.

Por exemplo, se você tem meios financeiros, contratar uma babá alguns dias da semana para cuidar dos filhos ou uma enfermeira para cuidar de seu ente querido, poderá liberar horas adicionais para estar no trabalho, tornando a perspectiva de promoções ou novos projetos mais atraentes.

O enigma da flexibilidade: como os cuidadores ainda podem desenvolver suas carreiras?
Foto: (reprodução/internet)

Ou, para aqueles que estão em uma parceria, é importante ter uma conversa honesta sobre uma divisão justa de responsabilidades; Explique ao seu parceiro que esses anos em sua carreira são de particular importância e que você precisa encontrar uma maneira de dividir as responsabilidades domésticas para tornar mais fácil o progresso no trabalho.

Outra opção é examinar os programas ou recursos da empresa projetados para tornar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional mais acessível. Por exemplo, pergunte sobre a possibilidade de passar alguns dias trabalhando em casa.

Você também pode discutir a alteração de seu horário para melhor atender às suas necessidades; por exemplo, se você precisa deixar e buscar seus filhos na escola, alertar sua programação por uma ou duas horas por dia pode tornar as coisas mais fáceis de administrar.

No final das contas, não existe uma maneira certa ou errada de gerenciar sua vida doméstica e sua carreira. Em última análise, encontrar uma solução determinará as circunstâncias únicas de sua situação. Mas ser um defensor de si mesmo e utilizar as ferramentas disponíveis é o primeiro passo para fazer uma mudança positiva.

Fique por dentro: Otimize suas comunicações remotas usando o zoom

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

 

ANÚNCIO