O que fazer depois de ser rejeitado para uma promoção?

O que fazer depois de ser rejeitado para uma promoção?
Foto: (reprodução/internet)

Ninguém gosta de ouvir que não conseguiu aquela promoção cobiçada no trabalho. Ser preterido para um papel pode trazer à tona todos os tipos de pensamentos e emoções negativas – é normal ficar ressentido, desanimado ou ansioso para encontrar um novo emprego logo de cara.

Antes de agir, porém, entenda que esse revés pode (e deve!) Ser visto como uma oportunidade de avanço e crescimento na carreira.

ANÚNCIO

É normal sentir uma perda de controle ao saber que não recebeu a posição pela qual estava competindo. Quaisquer que tenham sido os motivos, você deve saber que não está sozinho nesta experiência (acontece o tempo todo) e que tem a chance de usar esse revés a seu favor.

Siga estas etapas para redefinir seu estado de espírito, recuperar sua confiança profissional e voltar mais forte do que nunca.

1. Não tenha pressa

É natural ficar emocionado quando você é rejeitado por uma promoção, o que é motivo suficiente para uma pausa.

Antes de dar o próximo passo, reserve um tempo para processar seus sentimentos em particular e evite tomar decisões precipitadas ou expor suas frustrações no trabalho. Depois de ponderar sobre isso, você pode abordar a situação com a cabeça limpa – e um plano de ação mais claro.

Leia também: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online

2. Fale com os tomadores de decisão

Quando estiver pronto, pergunte a um tomador de decisão se ele pode compartilhar seus comentários sobre o motivo pelo qual você foi rejeitado para a função.

É importante que você encare essa reunião com uma atitude calma e profissional e com a compreensão de que as informações compartilhadas, embora possam ser difíceis de ouvir, acabarão por ajudá-lo a fazer as mudanças necessárias para colocar sua carreira onde deseja.

Você também pode descobrir que o tomador de decisão tem dicas práticas para você melhorar sua candidatura da próxima vez. Leve-os a bordo com elegância e você causará uma boa impressão na própria pessoa que será um guardião de oportunidades futuras.

3. Faça uma pequena escavação

Nem todos os gerentes de contratação serão claros com você sobre por que você não foi promovido. Pode ser que os fatores da “área cinzenta”, como a política do escritório, afetem o modo como você é considerado adequado para a função, e você pode não ser capaz de extrair essas informações em uma reunião formal.

É por isso que ajuda consultar um colega de confiança fora da equipe de contratação do cargo para obter informações e conselhos. Peça sua impressão sincera e honesta e esteja pronto para colocá-la em perspectiva.

O que fazer depois de ser rejeitado para uma promoção?
Foto: (reprodução/internet)

4. Permaneça preparado para o avanço na carreira

Embora você possa se sentir desanimado ou desmotivado, é do seu interesse salvar a aparência no trabalho.

Agir com equilíbrio e graça, em vez de ficar de mau humor depois de um revés, posiciona você para ser visto como um líder, e isso ajuda muito a causar uma impressão positiva duradoura no trabalho. As impressões o seguem, quer você escolha ir para uma promoção futura ou deixar a empresa (e adicionar seus colegas anteriores à sua rede).

5. Encontre a fresta de esperança

Muitas pessoas bem-sucedidas se lembram de que seu maior revés se transformou em sua maior oportunidade. Tente enquadrar sua própria situação dessa maneira. Explore os motivos pelos quais você queria o papel em primeiro lugar e continue a buscá-los separadamente.

Talvez uma posição melhor se apresente, à qual você não estaria aberto de outra forma. No mínimo, ser rejeitado em uma promoção pode servir como um catalisador para que você tome outras medidas em direção ao avanço na carreira.

Veja também: O gerenciamento remoto exige habilidades únicas de liderança

6. Alimente sua rede

À medida que as cartas se desdobram, você pode começar a ver um novo caminho para si mesmo em sua empresa – ou pode chegar à conclusão de que é hora de seguir em frente. Em qualquer um dos cenários, você desejará fortalecer sua rede profissional.

Dentro da organização, identifique os relacionamentos principais que podem influenciar as áreas de oportunidade que você vê por si mesmo. Se você decidiu olhar para fora da organização, ter uma rede forte é ainda mais crucial. Deixe sua rede saber que você está procurando para que, quando a oportunidade certa surgir, você não a perca.

O que fazer depois de ser rejeitado para uma promoção?
Foto: (reprodução/internet)

7. Lembre-se do seu valor

Pedir uma promoção não é fácil de fazer, e você deve se orgulhar de sua decisão de se defender. Lembra como você se preparou para pedir a promoção? Todos os atributos positivos que surgiram quando você considerou sua prontidão para o papel?

Eles não desapareceram e agora você pode usá-los para criar um currículo atraente para sua próxima oportunidade. Você merece obter o que deseja de sua carreira, seja em seu empregador atual ou em um novo cargo empolgante em outro lugar.

Fique por dentro: Novo emprego, mesma empresa – e agora?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO