Siga estas etapas para se tornar um líder inovador

Siga estas etapas para se tornar um líder inovador
Foto: (reprodução/internet)

A liderança exige uma variedade de qualidades e características: orientação, diplomacia, criatividade e graça sob pressão, para citar alguns. No entanto, uma habilidade frequentemente esquecida e mal compreendida é o elo comum entre todos os componentes da liderança: o pensamento. 

Pensar pode parecer uma atividade óbvia na vida diária e profissional de uma pessoa, mas Liderança de Pensamento é um conceito autônomo, que se presta a muitas definições e, portanto, confusão. Tornar-se um líder inovador requer outro nível de especialidade e é muito mais complexo do que ser apenas um “pensador profundo”. 

ANÚNCIO

Neste artigo, examinaremos os detalhes básicos de uma liderança inovadora eficaz e como usá-la com eficácia pode ser uma ferramenta poderosa para seu negócio e seu valor pessoal.

O que exatamente é um líder inovador?

Um verdadeiro líder de pensamento é um especialista em um determinado campo ou assunto, ou seja, o ponto de partida para ideias sobre tendências, logística e o conhecimento completo sobre um produto, ideia ou uma forma de atingir um determinado objetivo. 

Um líder inovador pode ser alguém amplamente publicado em jornais e publicações comerciais ou oficialmente certificado como especialista em uma área. Ou pode ser alguém com conhecimento suficiente para responder a quaisquer perguntas e ser considerado o primeiro recurso para um determinado tópico ou tendência. 

No entanto, um líder inovador não para no conhecimento, ele impulsiona a inovação e novas formas de pensar sobre sua especialidade. Algumas fontes comparam os líderes de pensamento a influenciadores; no entanto, é melhor quando você está menos apegado às tendências passageiras e mais conhecendo os altos e baixos de seu negócio específico. 

Isso pode significar ser capaz de identificar tendências transitórias, mas lucrativas, mas também saber até mesmo os menores detalhes sobre sua especialização. 

Leia também: Conscientizar a saúde mental é uma habilidade de liderança

Embora isso possa soar como uma frase da moda, Liderança de Pensamento é uma experiência completa, através da experiência e da capacidade de definir conceitos existentes de novas maneiras.

O que não é liderança inovadora?

Embora o conhecimento seja crucial, um líder inovador não seria alguém com um interesse passageiro, por exemplo, em tendências automotivas. 

Um entusiasta saberia sobre as próximas marcas e modelos, mas um Líder de Pensamento saberia quais carros e caminhões estão preparados para serem os mais vendidos, com base em pesquisas anteriores, tendências e tempo gasto em uma carreira automotiva. 

Se alguém quisesse anunciar um novo modelo de carro, ou quisesse saber o melhor valor, ele iria imediatamente para o Líder de Pensamento antes de qualquer outra pessoa. Além do conhecimento concreto, um líder de pensamento também pode antecipar intangíveis e desconhecidos devido à sua profunda imersão no assunto.

Embora todos nós tenhamos especialidades e conhecimentos básicos, a Liderança de Pensamento leva isso a um nível puramente especializado, a ponto de influenciar escolhas e hábitos com base em seu conhecimento. E a liderança inovadora não trata apenas de opiniões, mas sim de conhecimento completo e contínuo a ponto de alta consideração.

Siga estas etapas para se tornar um líder inovador
Foto: (reprodução/internet)

Veja também: Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem “sim”

Como posso me tornar um líder inovador?

Tudo isso depende do seu setor, mas, no mundo dos negócios, existem várias maneiras de se especializar em determinados campos. Você pode ser um líder inovador em um produto, ou conceito, ou mesmo na própria liderança.

No entanto, isso não acontecerá durante a noite. É preciso tempo, comprometimento e esforço para se tornar um líder inovador. Algumas etapas importantes para começar são:

  • Ser adaptável a novas informações e desenvolvimentos; não presuma que seu campo ou especialidade não mudará com o passar do tempo e novas perspectivas se tornem disponíveis.
  • Use tendências atuais, informações online e notificações para seu benefício. Pesquise seu campo de Liderança de pensamento pelo menos mensalmente, se não semanalmente, para saber quais desenvolvimentos e informações podem ter acontecido recentemente. 
  • Mesmo se você achar que sabe tudo sobre o seu assunto, provavelmente não sabe, o que é bom. Mesmo que nenhum desenvolvimento tenha acontecido, é sempre uma boa ideia atualizar continuamente o que você já sabe.
  • Com o tempo, esteja disposto a ser a fonte de novas informações. Se você for realmente um especialista e puder avaliar mudanças e novas ideias, terá alunos em potencial e futuros Líderes de pensamento procurando por você para obter informações, da mesma forma que você estudou o trabalho de outras pessoas.

Por que devo ser um líder inovador?

Ser um líder inovador irá colocar você em alta demanda, tanto interna quanto externamente em seu negócio. Ao se apresentar como alguém que conheça os caminhos tortuosos de um ponto focal, sua perspicácia o levará a novas oportunidades, bem como a uma reputação aprimorada, mesmo entre seus concorrentes. 

Como um recurso ambulante para informações e perspectivas valiosas, você contará com você para ajudar a prever desenvolvimentos, mudanças e oportunidades em seu campo, e estar totalmente envolvido em um tópico naturalmente levará ao crescimento e à educação em outras áreas. 

Eles podem não ser suas especialidades de Líder de Pensamento, mas você se sentirá mais responsivo a novos ambientes e mudanças. Se o seu cargo lhe confere múltiplas responsabilidades, não há razão para você não ser um líder inovador em uma área e não ter pelo menos um gotejamento para outras áreas.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO