Subindo de nível: como fazer networking para conseguir oportunidades de falar, sem experiência anterior

Subindo de nível: como fazer networking para conseguir oportunidades de falar, sem experiência anterior
Foto: (reprodução/internet)

Os profissionais modernos reconhecem os inúmeros benefícios significativos que vêm como resultado direto do uso de palestras para construir sua marca pessoal. Este poderoso meio funciona igualmente bem pessoalmente ou como uma apresentação virtual, tornando-o o método ideal para impulsionar sua carreira.

Mesmo se você não tiver experiência em oratória, há todos os motivos para começar a cultivar palestras usando sua rede existente. Você rapidamente se tornará mais reconhecível em seu setor, e colegas e clientes começarão a vê-lo como um especialista em sua área.

ANÚNCIO

Organizar uma palestra também torna você mais identificável, porque seus colegas podem ver sua personalidade e obter seus insights pessoais sobre tópicos críticos de negócios.

Felizmente, mesmo se você for novo nessa área, poderá realizar várias etapas importantes para aumentar significativamente suas oportunidades de falar. Depois de adicionar esse novo talento ao portfólio de sua carreira, seguir algumas dicas fundamentais pode melhorar sua técnica de falar em público até que ela se torne fluida e perfeita.

Leia também: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online

Manter uma presença ativa na mídia social

A maioria dos profissionais de negócios tem presença nas redes sociais, seja no Linkedin, Xing, Meetup ou em qualquer um dos inúmeros sites por aí. No entanto, muitas pessoas não aproveitam esse recurso existente.

Se você estiver no Linkedin, certifique-se de seguir uma programação de postagem regular. Seus artigos ou comentários devem ser construtivos e agregar valor a outras pessoas em sua rede. À medida que seus colegas se familiarizam com suas observações, eles começarão a procurar seus comentários nos horários regulares de postagem.

Use sites como o Meetup para participar de eventos locais e falar cara a cara com outros profissionais com ideias semelhantes, para que se familiarizem com suas opiniões e avaliações.

Assim que outras conexões da indústria souberem que você é um recurso vital que pode ajudá-las com seus objetivos de negócios, elas provavelmente participarão de suas palestras para se beneficiarem de seus insights.

Subindo de nível: como fazer networking para conseguir oportunidades de falar, sem experiência anterior
Foto: (reprodução/internet)

Faça contato em uma escala substancial

Inicialmente, é improvável que os convites para hospedar palestras cheguem apenas na sua caixa de entrada. Este é o momento de entrar em contato e pedir para fazer uma apresentação para outros profissionais do setor.

As redes de mídia social permitem que qualquer pessoa entre em contato com centenas, senão milhares de partes interessadas em apenas alguns minutos. Não tenha medo da rejeição ou da falta de interesse; essas reações são inevitáveis ​​em qualquer novo empreendimento. 

Você ficará surpreso com a quantidade de pessoas que precisam de ajuda nas áreas em que você é especialista.

Se você publica para um grande número de partes potencialmente interessadas, aumenta exponencialmente suas chances de sucesso. Mesmo que sua primeira palestra seja para um público relativamente pequeno, sua reputação pode proliferar à medida que esses ouvintes agradecidos promovem sua experiência em suas redes.

Você pode se tornar um especialista respeitado do setor antes de perceber, procurado para palestras múltiplas. Este método pode promover sua marca pessoal rapidamente em todo o setor escolhido.

Veja também: O LinkedIn é a chave para a busca moderna de empregos: veja como usá-lo de maneira eficaz

Mostre sua personalidade

Uma das melhores maneiras de cultivar palestras para construir sua marca pessoal é mostrar sua personalidade. 

Os ouvintes gostam de se relacionar com o anfitrião, e falar em um tom mais informal pode mostrar seu conhecimento de forma mais amigável. Suas conexões já valorizam sua opinião, mas você pode se destacar de seus colegas mostrando seu apelo natural.

Embora o objetivo principal de participar de um evento de palestra seja geralmente aprender novas informações do setor, os participantes são mais propensos a elogiar o palestrante para sua rede se gostarem da apresentação. Faça contato visual, sorria e deixe a multidão ver um pouco da individualidade que faz de você a pessoa que você é.

Praticar variação de voz

Agora que você está sendo convidado para apresentar palestras, é hora de aperfeiçoar suas novas habilidades.

Quando você embarca em qualquer nova carreira, há uma curva de aprendizado, e esquecer de adicionar inflexões à sua voz é um problema comum para muitos novos oradores públicos.

Pode ser um desafio afetar uma tonalidade profissional, ao mesmo tempo que permite que seu carisma natural brilhe.

Você pode praticar a modulação de voz gravando-se falando e observando os resultados. Você pode usar um dispositivo inteligente ou um programa como o Loom para documentar suas sessões de prática. Este método é uma ótima maneira de aprender como ajustar sua pronúncia para garantir que sua voz projete um tom animado e emocionante.

Subindo de nível: como fazer networking para conseguir oportunidades de falar, sem experiência anterior
Foto: (reprodução/internet)

Concentre-se em seus pontos fortes

Depois de suas primeiras palestras, você começará a notar as áreas em que se destaca. Talvez você seja um ótimo contador de histórias, ou talvez a multidão goste da maneira como você divide as informações em seções gerenciáveis. Se você não se sentir confortável contando uma piada na frente de centenas de pessoas, não precisa.

Não é essencial, nem mesmo prático, dominar todos os aspectos de falar em público. Os melhores anfitriões se concentram em acentuar seus pontos fortes. Seguindo este método, você se sentirá mais confortável no palco e produzirá performances mais eficazes para seus colegas de indústria.

Envolva o público

Falar em público não é apenas apresentar seus comentários para a multidão. As pessoas adoram se envolver na conversa, e você também encontrará colaboradores que também adicionam qualidade e novos ângulos à sua apresentação.

Embora possa ser difícil responder a perguntas no local, essa é uma maneira fantástica de mostrar sua gama de conhecimentos ao seu público. Também pode encorajar um debate animado, que fornece ao seu público informações valiosas e os deixa querendo mais.

Essa estratégia é um elemento crucial para cultivar um suprimento constante de palestras.

Comece Seu Desenvolvimento Hoje

Usar palestras é um dos métodos mais rápidos e eficazes para construir sua marca pessoal. Como você pode agregar valor aos seus colegas e clientes tanto online quanto pessoalmente, você pode hospedar eventos de palestra a qualquer hora e em qualquer local.

Não há razão para atrasar. Adicione apresentações de palestras ao seu repertório hoje e se beneficie de novas conexões que podem progredir em sua carreira em uma velocidade extraordinária.

Fique por dentro: Otimize suas comunicações remotas usando o zoom

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO