Como dizer “não” no trabalho sem correr o risco de repreensão

Como dizer "não" no trabalho sem correr o risco de repreensão
Foto: (reprodução/internet)

A maioria das pessoas está se sentindo estressada e sobrecarregada em suas carreiras, mesmo que amem o que fazem. 

Uma maneira de lidar com esse problema é por meio de técnicas eficazes de gerenciamento do tempo, e uma dessas técnicas é criar limites no trabalho. Às vezes, isso significa dizer não aos colegas de trabalho, clientes e até mesmo ao seu chefe.

ANÚNCIO

Você pode ter medo se disser não, não será considerado um trabalhador ou jogador de equipe quando, na verdade, dizer não às vezes pode ajudar a impulsionar sua carreira. Se você disser sim a tudo, corre o risco de se cansar ou não cumprir suas tarefas atuais porque está sobrecarregado. 

Mas se você disser não, será visto como alguém com uma espinha dorsal, alguém que se preocupa com sua abordagem e alguém com humildade que sabe que não é especialista em tudo. Então, como você define e impõe limites no trabalho sem prejudicar sua carreira?

Leia também: Abordagem direcionada: por que e como criar uma lista de empregadores-alvo

Em primeiro lugar, ajuda a esclarecer quais são seus limites. Considere o que é importante para você, o que não é e o que você pode enfrentar de forma realista em um dia. 

Em seguida, considere o que o incomoda em fazer cumprir esses limites. Você tem medo de não ser visto como um jogador de equipe? Você acha que será penalizado de alguma forma? É possível que você não seja perguntado novamente quando um grande projeto ou oportunidade surgir?

ANÚNCIO

A verdade é que a precipitação raramente é tão ruim quanto você espera que seja.

Experimente estas dicas para criar limites no trabalho:

1. Esteja preparado

Ajuda saber como você vai dizer não antes de dizer. Tenha uma lista de respostas padrão à mão para que você não vacile quando solicitado. Isso é especialmente útil se alguém está dando dicas de que procurará sua ajuda para que você possa ser específico em sua resposta. 

Opções educadas, mas firmes, podem incluir coisas como “obrigado por pensar em mim, mas estou cheio de projetos agora” ou “Agradeço a oportunidade, mas não posso aceitar isso no momento”.

Como dizer "não" no trabalho sem correr o risco de repreensão
Foto: (reprodução/internet)

2. Seja confiante

Use um tom amistoso, respeitoso e diplomático, enquanto se certifica de que está firme. Você deseja gerar boa vontade, mas impor seus limites. Mantenha sua resposta sucinta, evitando a necessidade de explicar demais. Em seguida, encerre o pedido dizendo algo como “obrigado pela compreensão” ou “boa sorte”.

3. Seja honesto

As pessoas perceberão a natureza genuína da sua resposta se você for honesto sobre o motivo da recusa e será menos provável que o pressionem. Além disso, só vai fazer você se sentir melhor ao dizer não, e você não terá que se preocupar em ser pego em uma mentira no futuro.

Veja também: 8 dicas para procurar emprego após os 50 anos

4. Esteja pronto para se comprometer

Às vezes, você simplesmente não pode dizer não de uma vez, mas isso não significa que você não possa impor seus limites. Neste caso, você pode impulsionar uma abordagem colaborativa dizendo que ajudará no projeto de outra pessoa se puder obter ajuda com um projeto próprio, ou que assumirá uma parte do projeto, mas não a coisa toda.

Você também pode colocar a responsabilidade de volta sobre seu chefe, lembrando-o de sua lista de projetos atuais e perguntando qual deles deve ser colocado em segundo plano enquanto você trabalha nessa nova solicitação. Assim você mostra que está pronto para fazer parte da equipe, mas não à custa da qualidade do seu trabalho.

Como dizer "não" no trabalho sem correr o risco de repreensão
Foto: (reprodução/internet)

5. Diga não sem realmente dizer “não”

Existem maneiras de recusar uma solicitação sem realmente usar a palavra “não”. Por exemplo, você pode dizer que não pode ajudar agora, mas que a pessoa pode perguntar novamente no futuro, quando você se liberar. 

Ou que você realmente não é a pessoa certa para o projeto proposto, mas que conhece alguém que é ou conhece um recurso onde poderia encontrar ajuda.

Às vezes, parece impossível dizer não. Quando você considera suas prioridades de gerenciamento de tempo e tenta criar limites no trabalho, mas seu supervisor não os respeita, você pode entrar em contato com outras pessoas em seu escritório para ver se eles têm alguma ideia sobre a melhor maneira de lidar com isso pessoa.

Fique por dentro: Usando uma oferta externa para negociar um aumento

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO