Como mudar de função na sua empresa sem causar confusão?

Como mudar de função na sua empresa sem causar confusão?
Foto: (reprodução/internet)

Você identificou um projeto ou equipe em sua empresa que seria uma ótima oportunidade de desenvolvimento de carreira. É uma chance de crescer, abrir um pouco suas asas e se posicionar para o sucesso futuro. Também significa que você deixará sua equipe e gerentes atuais.

Como você lida com a mudança para esse novo espaço sem ferir os sentimentos, parecer ingrato ou “queimar uma ponte” de que pode precisar mais tarde?

Aqui estão algumas etapas a serem seguidas quando você estiver pensando em fazer tal movimento.

  1. Reúna-se com seu supervisor

A primeira etapa, quando você identifica uma meta, mas antes de começar o processo de tentar alcançá-la, é se reunir com seu supervisor ou gerente e conversar sobre isso. Antes de se encontrarem, é uma boa ideia avisá-los com antecedência de que você deseja discutir o desenvolvimento de sua carreira e que valoriza a opinião deles.

Ao se preparar para reunião, pense em diferentes cenários sobre como a conversa pode ser e como você reagirá. Durante a reunião, explique seu processo de pensamento e por que você acha que pode ser uma boa mudança de carreira para você mudar para uma nova equipe. Deixe-os saber que você respeita a opinião deles e não quer fazer nada sem ouvi-la.

Certifique-se de discutir o que você aprendeu em sua função atual e como você é grato pela oportunidade que lhes forneceram. Configure seu supervisor para se tornar seu defensor dessa mudança, em vez de criar uma situação em que eles sintam que estão sendo deixados para trás.

Eles podem fornecer informações valiosas que podem ajudá-lo em sua nova função. Eles certamente serão questionados sobre você pela nova equipe do projeto.

Faça tudo isso antes de se candidatar ao novo cargo. Se você não entender, você não quer ferir os sentimentos de seu supervisor pensando que você os estava deixando. Não fale com seus colegas de trabalho sobre isso (ainda). Certifique-se de que o chefe ouve de você e de mais ninguém na empresa.

Como mudar de função na sua empresa sem causar confusão?
Foto: (reprodução/internet)
  1. Fale com seus colegas de trabalho

Depois que sua mudança for confirmada, pergunte a seus supervisores se você pode falar com sua equipe atual e avisá-los antes que haja um anúncio para toda a empresa.

Isso permite que seus colegas de trabalho saibam que você os valoriza e lhe dá oportunidade de explicar a mudança antes que recebam um memorando. Quando sabem o que está acontecendo, eles são mais propensos a apoiar.

Em qualquer caso, você deve conversar com os membros-chave de sua equipe atual e explicar a lógica por trás de sua mudança. Não é que você os está deixando para trás, é que você está dando um passo positivo na carreira. Eles realmente deveriam estar felizes por você – mesmo que estejam um pouco tristes, você não estará com eles nas trincheiras todos os dias.

Veja Também: Como se dar bem com os colegas de trabalho

  1. Avise adequadamente e trabalhe até o último minuto

Há uma boa chance de que seu gerente atual e o novo se reúnam e resolvam seu período de transição. Você vai querer que os dois saibam que você está empenhado em encerrar as coisas em sua posição atual antes de se mover, para que eles possam ter uma discussão franca sobre quando cada um deles precisa de você.

Para uma mudança interna, não presuma que o período padrão de “duas semanas de antecedência” se aplica, você precisará ser um pouco mais flexível. Se você está no meio de um grande projeto, pode ser necessário demorar um pouco antes de você sair.

Se há um mês de trabalho que você está despejando em outra pessoa antes de terminar, provavelmente você está queimando uma ponte.

Trabalhe duro até o último minuto do último dia. As pessoas podem esquecer as madrugadas e horas extras que você dedica aos projetos, mas elas vão se lembrar se acharem que você está relaxando nas últimas semanas.

Esse não é o tipo de reputação que você deseja e não é o que você deseja que os futuros empregadores ouçam se ligarem para um cheque de referência de alguém de sua equipe atual. Além disso, você ainda faz parte da equipe maior da empresa e deseja manter forte sua reputação.

Como mudar de função na sua empresa sem causar confusão?
Foto: (reprodução/internet)
  1. Ofereça-se para treinar seu substituto e documentar suas funções

Se você mudar para uma nova equipe, ofereça-se para treinar seu substituto ou documente suas obrigações de trabalho para que a próxima pessoa na cadeira esteja mais bem preparada. Há uma grande probabilidade de seu chefe atual e os membros da promoção interna da equipe não saberem tudo o que você faz no dia a dia.

Se uma nova contratação não tiver sido feita antes de sua mudança, documente seu trabalho, mesmo que seu supervisor diga que não é necessário. Você não está apenas ajudando o chefe. Você também ajudará os membros atuais da equipe, que provavelmente terão que retomar suas funções até que uma nova pessoa seja contratada.

Certifique-se de que eles estão cientes de relatórios ou qualquer coisa em um cronograma, como:

-Relatórios diários ou semanais

-Credenciais de login e senha (se apropriado)

-Cliente ou listas de clientes

-Reuniões agendadas

-Status de todos os projetos pendentes

  1. Ofereça suporte contínuo durante sua transição

Depois que você deixar a equipe atual, eles ainda estarão trabalhando duro para cumprir as metas da empresa. Você quer continuar a ser a maior líder de torcida deles. Certifique-se de deixar suas informações de contato e incentive todos a entrarem em contato se precisarem de ajuda.

Ofereça seu apoio contínuo e disposição para ajudar a contribuir para o sucesso deles. Depois de assumir a nova função, mantenha contato com seu antigo supervisor e colegas de equipe. Comemore suas vitórias e deixe-os saber que você está torcendo por eles.

Leia também: Lidere através de exemplos com esses hábitos saudáveis no trabalho

  1. Controle o ambiente emocional

Alguns colegas de trabalho podem estar tristes com a sua partida. É fácil chegar perto das pessoas com quem você trabalha todos os dias. Outros podem ter inveja de sua nova função. Ainda outros podem ficar bravos por não estarem tendo a oportunidade e o reconhecimento que você está. É aqui que você terá que exibir Inteligência Emocional.

Inteligência Emocional é a habilidade de controlar suas próprias emoções, reconhecendo como os outros estão se sentindo e se adaptando ao ambiente.

  • Evite “se gabar” sobre sua nova função para aqueles que podem sentir que foram preteridos.
  • Evite falar sobre o entusiasmo por sua nova função, sem reconhecer que sentirá falta da equipe
  • Agradeça aos membros da equipe por suas contribuições para o seu desenvolvimento que levou a esta nova oportunidade.

Fazer a mudança para crescer em sua carreira deve ser um momento emocionante para você. Siga estas seis etapas para garantir que sua equipe atual possa compartilhar esse entusiasmo e apoiá-lo conforme você avança.

Um de seus colegas de trabalho ou chefes pode estar em posição de ajudar (ou prejudicar) suas chances de seu próximo emprego. Certifique-se de deixá-los pensando apenas pensamentos positivos.

Fique por dentro: Novo emprego, mesma empresa – e agora?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec