O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?

O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

Com a notícia de que os programas de vacinação da Covid-19 estarão sendo implementados em todo o país num futuro próximo, é provável que haja um aumento no número de funcionários que irão retornar ao escritório, pelo menos durante parte da semana.

Todavia, como os líderes podem preparar sua equipe para o que, provavelmente, será uma abordagem mais sutil do ambiente de trabalho? Um modelo de escritório híbrido oferece o melhor dos dois mundos, traz de volta o que muitos estavam perdendo, ao mesmo tempo que mantém a flexibilidade que as pessoas se acostumaram.

ANÚNCIO

Muitos funcionários adotaram o estilo de vida do trabalho em casa e podem relutar em retornar às suas mesas em tempo integral. Obter o apoio do funcionário é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, os locais de trabalho precisam fornecer um plano claro e para introduzir um esquema de trabalho híbrido com o total apoio de sua equipe.

Construir um modelo de escritório híbrido de sucesso

Os líderes empresariais, aprenderam a abrir mão de uma quantidade significativa de controle, quando os escritórios em todo o mundo ficaram vazios durante a pandemia de Covid-19.

A confiança entre a administração e a equipe tornou-se mais importante do que nunca e, em geral, os  funcionários responderam positivamente  à independência extra. Muitas empresas descobriram que a produtividade dos funcionários aumentou quando eles puderam trabalhar em casa.

É fundamental manter essa atmosfera de independência e responsabilidade pessoal quando os funcionários retornam ao ambiente de trabalho. Tente resistir ao impulso de micro gerenciar os funcionários, desfazendo o vínculo de confiança estabelecido durante a pandemia.

Tanto a empresa quanto o funcionário podem colher os benefícios desse novo modelo de trabalho se administrado com sensibilidade.

Leia também: Lidere através de exemplos com esses hábitos saudáveis no trabalho

Aproveite ao máximo os dias de trabalho

Mesmo com a tecnologia moderna à nossa disposição, conversar cara a cara com um colega continua a ser a forma mais eficaz de se comunicar.

Quando os funcionários agendam um horário no escritório, é fundamental ter uma ideia clara do que você precisa alcançar. Este pode ser o momento ideal para sessões de brainstorming (explorar potencial criativo) ou sessões de resolução de problemas.

Os funcionários podem usar seu tempo de trabalho em casa para digitar relatórios ou concluir tarefas administrativas que não exigem a entrada dos colegas. Da mesma forma, esses dias são ideais para planejar almoços com os funcionários ou dias sociais mais descontraídos.

Ao estimular a interação entre os funcionários, esses têm menor probabilidade de sofrer com o estresse  que o trabalho doméstico isolado pode trazer.

Provavelmente haverá imprevistos no caminho enquanto você se acostuma com a nova forma de trabalhar, e o bem-estar da equipe pode ser um dos aspectos mais desafiadores.

O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

Tenha diretrizes claras

Quando os funcionários trabalham a semana toda no escritório ou em casa, é fácil  estabelecer uma rotina. As diretrizes são as mesmas todos os dias e não há confusão sobre quando um funcionário deve estar em sua mesa ou como se comunica com os colegas.

No entanto, ao trabalhar parte da semana no escritório e o restante em casa, pode ser difícil manter um padrão estável. Os funcionários podem se beneficiar de um conjunto claro de regras que estruturam sua jornada de trabalho.

Você pode considerar a implementação de regras, como reuniões totalmente remotas ou todos juntos pessoalmente. Este sistema promove uma forma mais justa de trabalhar, permitindo que todos tenham participação igual em uma reunião.

Você também pode agendar sessões individuais com a equipe para discutir como o novo modelo de escritório híbrido funciona para eles.

Ao invés de as diretrizes serem um manual rígido, elaborar antes de compreendermos totalmente como esse novo formato de trabalho afeta as empresas e os funcionários, pode ser um documento vivo que se adapta com o tempo.

Veja também: Como mudar de função na sua empresa sem causar confusão?

Invista na tecnologia certa

Você pode já ter feito investimentos significativos em tecnologia de trabalho remoto, mas muitas empresas podem ter feito acordos de curto prazo enquanto aguardam o fim da pandemia. Agora, está claro que os modelos híbridos de escritório são o futuro dos negócios. Este pode ser o momento certo para expandir sua infraestrutura tecnológica.

Quando você tem um problema de TI no escritório, os engenheiros podem vir e resolver o problema rapidamente. No entanto, ao gerenciar uma força de trabalho remota, você pode descobrir que está à mercê de banda larga não confiável na casa de um funcionário ou de baixa velocidade de computador pessoal.

Embora esse inconveniente possa interromper o fluxo de trabalho, também pode ser frustrante para a equipe, que pode sentir que está em desvantagem em relação aos outros colegas.

Com o dinheiro economizado em custos de escritório quando os funcionários trabalham em casa, você pode investir em equipamentos que lhes permitam manter contato com a gerência. Como a comunicação pela Internet resulta em maiores riscos à segurança,  as medidas de segurança cibernética  estão se tornando um grande negócio.

Medindo esses riscos e adotando sistemas adequados, você pode garantir os benefícios de seus negócios de um ambiente de trabalho híbrido flexível, mas seguro.

O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

O Cenário Ideal

Embora não tenhamos previsto isso tão rapidamente, a pandemia de Covid-19 encorajou as empresas a migrarem para um modelo de trabalho híbrido mais rapidamente do que se imaginava.

Agora que estamos aqui, ela oferece às empresas oportunidades enormes de crescer com mais flexibilidade e para que os funcionários se beneficiem de um melhor equilíbrio entre trabalho e vida familiar.

A liderança eficaz é crucial para ajudar os funcionários em um período incerto. Ao oferecer orientação clara e suporte estruturado, sua empresa pode se fortalecer ao longo de 2021.

Fique por dentro: Novo emprego, mesma empresa – e agora?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO