Lidere através de exemplos com esses hábitos saudáveis no trabalho

Lidere através de exemplos com esses hábitos saudáveis no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Existem vários tipos de líderes e diferentes estilos de liderança que funcionam com diversos graus de eficácia.

Alguns exemplos incluem:

ANÚNCIO

O líder autocrático

-O líder burocrático

-O líder carismático

-O líder democrático

-O líder do laissez-faire (deixai fazer)

No entanto, independente do estilo de liderança, há uma coisa que eles possuem em comum – todos dão exemplos, de uma maneira ou de outra.

Os exemplos que líderes de negócios e executivos dão com sua equipe, em última análise, estabelecem o padrão para hábitos de trabalho e cultura da empresa em seu local de trabalho.

Por esse motivo, é importante que os líderes definam o tom para hábitos de trabalho saudáveis ​​e estabeleçam um caminho claro a ser seguido por suas equipes.

6 dicas para modelar hábitos de trabalho saudáveis

  1. Faça o que eu faço (e como eu digo)!

Liderar pelo exemplo é encontrar o alinhamento entre o que você diz e o que você faz. Se houver uma dissonância clara entre o que você pede à sua equipe e o que você mesmo faz, isso pode causar ressentimento ou confusão em sua equipe.

Definir uma expectativa para as equipes fazerem o que dizem, ajudará a estabelecer confiança e confiabilidade em toda a equipe, o que a tornará mais eficaz na colaboração.

  1. Aprenda a explicar “por que”

A realidade, é que líderes e executivos têm agendas exigentes e prioridades conflitantes diariamente. Isso às vezes, pode dificultar dar o exemplo do mesmo jeito que você espera que a equipe se comporte todos os dias. Por isso que é importante aprender a explicar, porque poderá existir uma diferença nas expectativas ou requisitos para funções diferentes.

Embora alguns padrões possam ser universais em toda a equipe, existem outras expectativas que precisam ser modificadas dependendo da pessoa. Explicar o “porquê” por trás disso ajudará os outros a entender quando há diferenças na equipe.

Lidere através de exemplos com esses hábitos saudáveis no trabalho
Foto: (reprodução/internet)
  1. Aceite seus erros

Os líderes não estão imunes a erros. Nem são seus funcionários. É importante que os líderes aceitem seus próprios erros e ensinem a sua equipe que, na verdade, são oportunidades de aprender e melhorar a liderança.

Isto define um hábito saudável para o local de trabalho e pode ajudar a estimular uma cultura de destemor, que impulsiona a inovação e o crescimento dentro de uma equipe.

Isso também demonstra para as equipes que seu líder não é um hipócrita e pode ser abordado quando algo não estiver como planejado. Os problemas sempre surgem, mas como uma equipe responde para resolver esse problema é a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Veja também: Como se dar bem com os colegas de trabalho

  1. Não “adoçar” (camuflar a verdade)

Os líderes geralmente desejam o máximo de transparência possível ao receber relatórios de sua equipe. Isso fornece clareza e uma visão precisa do progresso e eficácia de uma equipe.

É importante para os próprios líderes evitarem “adoçar” suas próprias atualizações sobre os desafios de toda a empresa para sua equipe se quiserem receber a mesma transparência de seus funcionários.

Qualquer tentativa de fazer uma atualização parecer melhor do que a realidade, não é produtiva e pode realmente atrapalhar o avanço de um projeto.

Os executivos devem evitar “enfeitar” suas próprias palavras se esperam o mesmo da equipe. Fatos são fatos – mantenha-os assim.

  1. Considere-se responsável

Se um líder disser que fará algo por sua equipe, ele deve garantir que tudo seja cumprido conforme prometido. Isso estabelece um forte hábito saudável que responsabiliza as pessoas pelo que dizem, o que é uma característica crítica de uma equipe de sucesso.

Os líderes estão em uma posição única para definir esse tom e, como costumam ser os que mais pedem, precisam demonstrar claramente que sempre entregam quando são responsáveis ​​pela execução de uma tarefa.

Liderar através do exemplo não significa que você mesmo deve fazer!

Embora liderar pelo exemplo seja crucial para estabelecer um comportamento adequado e uma atitude saudável para os outros no local de trabalho, os líderes não devem se confundir com o pensamento de que “liderar pelo exemplo” significa fazer tudo sozinhos.

Embora seja importante definir valores e tom para a cultura da empresa, é igualmente importante criar funções e responsabilidades bem definidas para todos na equipe.

Lidere através de exemplos com esses hábitos saudáveis no trabalho
Fonte: (reprodução/internet)

Os líderes devem dar exemplos para expressar como as pessoas devem agir e assumir a responsabilidade por suas tarefas durante a jornada de trabalho, para que todos sigam padrões semelhantes.

Líderes e executivos precisam se comportar da maneira que esperariam de suas equipes, incluindo a integração de hábitos de trabalho saudáveis ​​em suas vidas. A liderança que é capaz de fazer isso, verá que as qualidades positivas de si mesmas que estão tentando expressar serão refletidas em sua equipe e levarão a uma cultura empresarial próspera.

Leia também: Novo emprego, mesma empresa – e agora?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO