“Corujas noturnas” – Não caia nessa armadilha da produtividade!

"Corujas noturnas" - Não caia nessa armadilha da produtividade!
Foto: (reprodução/internet)

“São 5 da manhã. Acabou de acordar. 

Pego um café, faço um shake de frutas saudável e faço um treino de 45 minutos, então vou para o chuveiro. 

ANÚNCIO

Eu levo mais 30 minutos para ler meu novo livro e gasto 15 minutos fazendo um exercício de atenção plena.

São 7h45 e ainda tenho tempo para tomar um café da manhã leve com minha família e levar meu filho para a escola.

Agora estou pronto para acabar com o dia.”

Isso parece familiar?

Provavelmente, você já viu uma declaração semelhante em uma postagem no LinkedIn ou em um artigo sobre “hábitos saudáveis ​​de pessoas altamente produtivas”.

ANÚNCIO

Mas o seu dia realmente precisa começar às 5 da manhã para ser produtivo em sua carreira?

E quanto às pessoas que alcançam o pico de produtividade no final do dia?

O desafio é que a jornada de trabalho tradicional não foi projetada para os noctívagos autoproclamados. Se sua mente e seu corpo não acordam até o final do dia, pode ser difícil para você ter sucesso dentro dos limites de um dia normal de trabalho das 9h às 17h.

Infelizmente, é improvável que o horário de trabalho tradicional mude tão cedo, então o que as corujas noturnas podem fazer para permanecer produtivas e competitivas no mercado de trabalho?

Este artigo irá compartilhar algumas estratégias-chave para ajudá-lo a se ajustar às expectativas do dia normal de trabalho e maximizar suas horas produtivas.

Leia também: 3 coisas que os líderes podem fazer para ajudar a reduzir a fadiga da quarentena

Descanse bem antes de começar a trabalhar

Pessoas que tendem a trabalhar no final do dia têm muito mais probabilidade de não ficarem paradas antes de começarem a trabalhar.

Isso ocorre simplesmente porque eles provavelmente ficarão acordados até mais tarde, já que é quando suas mentes estão mais ativas. Se você ainda precisa se levantar às 9h como todos os seus colegas de trabalho, isso provavelmente significa que você não terá descanso suficiente antes de iniciar seu dia de trabalho.

Isso pode causar um ciclo auto realizador de manhãs cansadas e lentas que afetam negativamente sua produtividade ao longo do dia.

Não importa a que horas você comece a trabalhar, você precisa ter uma boa noite de sono para maximizar sua eficiência.

"Corujas noturnas" - Não caia nessa armadilha da produtividade!
Foto: (reprodução/internet)

Priorize suas tarefas mais importantes para o final do dia.

Embora os madrugadores geralmente lidem com seu trabalho mais exigente no início do dia, é melhor para os noturnos priorizarem suas tarefas importantes para o final do dia.

Passe a manhã fazendo atividades simples ou de baixo esforço que não exijam que o cérebro funcione a toda velocidade. Isso o ajudará a se manter no controle de sua carga de trabalho e a liberar suas tardes para se concentrar nos aspectos mais desafiadores de sua função.

Isso pode realmente fornecer uma vantagem de produtividade para os noctívagos, já que a maioria dos seus colegas de trabalho fará o check-out no final da tarde, o que significa que você estará no topo da caixa de entrada quando eles começarem de manhã.

Veja também: Você se tornou uma ‘pessoa do sim’? Como parar o ciclo

Tente estabelecer um horário mais flexível.

A grande maioria das funções requer algum nível de colaboração com os colegas de trabalho , então realmente não é possível escapar totalmente do dia de trabalho das 09:00 às 17:00. 

No entanto, nem todo momento do dia de trabalho precisa ser feito em coordenação com os outros e geralmente há muito tempo para fluxos de trabalho autoguiados na maioria das funções. Particularmente com o aumento do trabalho remoto como resultado do COVID-19, há muitas oportunidades para definir horários mais flexíveis.

Se você é mais produtivo à noite, veja se consegue estabelecer um cronograma com seu empregador que lhe permita maximizar suas horas mais eficientes durante o dia.

Melhore suas habilidades de gerenciamento de tempo.

Produtividade tem tudo a ver com gerenciamento de tempo e realização de tarefas com um caminho claro para a conclusão.

É muito mais provável que as “corujas noturnas” sejam lentas e indiferentes pela manhã, por isso é importante que planejem as atividades do dia com antecedência. Se você tiver uma lista de tarefas claramente mapeada, será muito mais fácil ser produtivo no período da manhã.

Tente escrever uma lista de tarefas que gostaria de realizar a cada dia e, em seguida, organize essa lista com base no nível de dificuldade.

Comece o dia com suas tarefas mais fáceis e você encontrará uma melhoria significativa em seus níveis diários de produtividade.

"Corujas noturnas" - Não caia nessa armadilha da produtividade!
Foto: (reprodução/internet

O que mais as “corujas” podem fazer para permanecer produtivas durante o dia?

Em última análise, é importante que as pessoas tenham consciência de si mesmas e identifiquem as condições de que precisam para encontrar felicidade e realização em sua carreira.

Adaptação e resiliência beneficiarão qualquer pessoa em sua carreira, mas algumas coisas não podem ser forçadas, caso contrário, você pode estar prestando um péssimo serviço a si mesmo e a todo o seu potencial.

É inegável que você precisará fazer concessões em sua carreira, mas mantenha o foco no seu caminho a seguir e certifique-se de estar caminhando em direção a um destino que reflita suas habilidades e personalidade.

A produtividade só é desbloqueada quando suas necessidades se refletem em seu estilo de trabalho, portanto, quanto melhor você se entender, melhor será capaz de se adaptar para enfrentar novos desafios em sua carreira.

Fique por dentro: O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO