O chefe do compartilhamento excessivo: transparência em excesso pode estar prejudicando você

O chefe do compartilhamento excessivo: transparência em excesso pode estar prejudicando você
Foto: (reprodução/inernet)

A quarentena COVID-19 levou a economia à turbulência. O rolo compressor de análise de negócios Yelp sugere que mais de 80.000 empresas em todo o país fecharam permanentemente de 1º de março a 25 de julho, com outras milhares lutando com a crise econômica.

Se você está na liderança, está perfeitamente ciente de como suas operações de negócios certamente mudaram significativamente desde um ano atrás. 

ANÚNCIO

Você provavelmente está sentindo os efeitos dos gastos reduzidos da sociedade e dos orçamentos das famílias. Mas quanto você deve compartilhar com sua equipe sobre as dificuldades que sua empresa está enfrentando? A transparência total tem valor ou há momentos em que ela pode prejudicar mais do que ajudar?

Aqui, vamos explorar os dois lados do argumento.

Por que e como contar aos seus funcionários sobre os desafios?

Compartilhar desafios com seus funcionários pode ser útil para ambas as partes. Se os funcionários são parte do problema, por exemplo, geralmente estão dispostos a alterar um comportamento que talvez não soubessem que era um problema.

Se o desempenho deles não for parte do problema, os funcionários podem compartilhar perspectivas para abordar preocupações que você pode não ter considerado.

Em vez de sentir que precisa confinar o problema à sala fechada da diretoria de sua equipe de liderança, você pode envolver todos os seus funcionários no desenvolvimento de uma maneira criativa de resolver um problema.

Leia também: 5 etapas para ser promovido em uma pandemia

A especulação pode ser pior do que a realidade.

De acordo com o relatório do Leadership IQ “O Estado do Desenvolvimento da Liderança em 2020”, cerca de um quinto dos trabalhadores americanos sente que raramente lhes é dito algo sobre a viabilidade de suas empresas. 

Embora certamente haja muitos motivos para esse sigilo, a percepção dos funcionários é a mesma: eles visualizam a pior realidade possível. Portanto, se você está escondendo os desafios de seus funcionários por instinto de protegê-los, está na verdade tornando a ansiedade deles com relação ao futuro do local de trabalho ainda pior.

O chefe do compartilhamento excessivo: transparência em excesso pode estar prejudicando você
Foto: (reprodução/internet)

Deixe claro que você não pode prever o futuro.

Você não precisa ter um plano para enfrentar todos os desafios ao se conectar pela primeira vez com seus funcionários. Pelo contrário. Se você se comunicar com seus funcionários com antecedência e com frequência, eles podem ajudá-lo a fazer planos para enfrentar esses desafios de frente. 

O foco na transparência para seus funcionários também não exige que você simultaneamente ofereça uma solução.

Quando você não deveria contar aos funcionários sobre os desafios: Você não entende totalmente os desafios que está enfrentando.

Uma razão para não contar aos seus funcionários sobre os desafios é se você mesmo não os compreende totalmente. Isso significa que você não deve explodir de frustração ou nervosismo na primeira vez que um desafio cair em seu colo.

Em vez disso, você deve trabalhar para entender as partes interessadas, o cronograma e os ângulos envolvidos em uma questão antes de explicá-la a seus funcionários. É quase certo que eles tenham perguntas para você, e você deseja ter certeza de que poderá abordar as preocupações deles com o melhor de suas habilidades.

Veja também: 3 coisas que os líderes podem fazer para ajudar a reduzir a fadiga da quarentena

Você não tem planos para uma comunicação consistente.

Evite lançar uma bomba se você não tiver criado planos para abrir linhas de comunicação com seus funcionários. Dizer algo aos funcionários antes de ter um plano para solicitar feedback e acompanhamento, pode ser pior do que não dizer nada a eles.

Especificamente, planeje sessões de feedback em pequenos grupos e individuais, onde você pode abordar questões e pedir feedback. Além disso, crie um repositório virtual onde os funcionários possam fazer suas perguntas e receber suas respostas. 

Se os funcionários sentirem que você iniciou um ciclo de feedback, eles se sentirão mais confiantes de que você está lidando com os desafios.

Se você não consegue parar de adoçar a situação.

A maioria de nós sente empatia por nossos funcionários. Não queremos dizer a eles nada que os deixe zangados ou tristes. Contar a verdade sobre os problemas que sua empresa enfrenta é tudo menos fácil.

Se você acabou de descobrir um problema, pode não estar pronto para explicá-lo autenticamente aos seus funcionários. Ou você pode ter o impulso de amenizar, porque sente que está os ajudando, fazendo com que a situação pareça melhor do que é. 

Espere até que você possa ser honesto o suficiente para explicar a situação sem adicionar qualquer interpretação excessivamente positiva.

O Harvard Business Review explica o problema: “Se a gerência decidiu cortar o pagamento, mas não encontrou um número preciso, não finja que isso não está acontecendo, mesmo que você não possa dar detalhes. Além disso, todos os fatos da situação se tornarão aparentes com o tempo e suavizar verdades duras pode sair pela culatra.”

O chefe do compartilhamento excessivo: transparência em excesso pode estar prejudicando você
Foto: (reprodução/internet)

Em conclusão…

Ao considerar o quanto e com que frequência se comunicar com sua equipe, Paul Argenti, professor de Comunicação Corporativa na Tuck School of Business no Dartmouth College, oferece conselhos diretos. Observe a situação dos sapatos deles e pense no que você mesmo gostaria de ouvir”, diz ele.

Os funcionários respondem aos líderes que são honestos sobre as situações difíceis. A maioria dos funcionários não acreditam que os chefes que armazenam informações os estejam protegendo; em vez disso, eles veem seus empregadores como desonestos e indignos de confiança.

Além do mais, se você for direto com seus funcionários sobre os desafios que está enfrentando, poderá buscar sua visão sobre soluções que talvez nunca tenha considerado. 

Embora seus funcionários busquem sua orientação e comunicação regular, pense nos membros de sua equipe como seu time, e não como subordinados que não conseguem lidar com a verdade.

Fique por dentro: O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO