Recém-graduado? Faça estas 5 coisas para chegar ao C-Suite (antes de seus colegas)

Recém-graduado? Faça estas 5 coisas para chegar ao C-Suite (antes de seus colegas)
Foto: (reprodução/internet)

Você fez isso! 4 anos trabalhando através de exames, projetos de pesquisa e conferências de alunos. Tudo leva ao agora. Agora você está sozinho. Com seu primeiro trabalho de escritório. Parabéns!

Mas você é ambicioso. Sempre o aluno nota dez. Capitão da equipe de debate da sua faculdade. Você sabe que esse trabalho inicial é um pequeno capítulo da sua história. Porque você sabe do que é capaz e tem potencial. Você já está de olho no C-Suite (título dos principais executivos seniores).

Mas como você chega lá quando a maior parte do dia consiste em digitar números em uma planilha do Excel? Não é muito cedo para mirar tão alto?

À medida que você sobe na escada corporativa, o número de cargos diminui e muitas pessoas querem ser CIO (diretor oficial de informação) ou CEO (diretor executivo). Incluindo você. Então, como você se destaca em um campo muito concorrido, especialmente nesta fase?

Primeiro, nunca é muito cedo para se preparar. Você precisa começar a criar estratégias agora, se quiser mesmo chegar ao topo. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para chegar ao cargo de C-Suite. Mesmo em seu trabalho de digitação em planilha, café, trabalho.

1. Obter experiência.

Começaremos com o mais óbvio. Você precisa colocar o pé na porta (se ainda não o fez).

Muitos executivos C-Suite têm anos de experiência em seu campo antes de chegar ao topo. Encontre um emprego de nível de entrada no campo desejado. Adquira o conhecimento necessário à medida que você sobe na hierarquia corporativa para, eventualmente, ser capaz de administrar a empresa.

O caminho para o topo nem sempre é linear. Hoje em dia, está se tornando mais normal que as carreiras mudem. Alguns executivos adquiriram as habilidades e a experiência necessárias fundando suas próprias startups (empresa recém-criada) ou trabalhando como consultores. Não limite sua estratégia ao convencional.

Leia também: 5 dicas para liderar equipes interculturais

2. Tomar iniciativa.

Não espere que alguém perceba suas habilidades e potencial, mostre-o desde o início (mesmo nos primeiros níveis de sua carreira). Ofereça-se para lidar com novos projetos ou trabalhar com equipes um pouco fora de seu campo normal. Constantemente encontre maneiras de ser proativo e tomar iniciativas no trabalho.

E quando você estiver tomando iniciativa, sempre tenha uma atitude positiva. Você deseja ser notado por tomadores de decisão em sua empresa ou por recrutadores. Então, você precisa se destacar. É bom ser ambicioso, mas certifique-se de nunca cair na arrogância para se destacar pelos motivos certos.

Recém-graduado? Faça estas 5 coisas para chegar ao C-Suite (antes de seus colegas)
Foto: (reprodução/internet)

3. Aprimore suas habilidades pessoais.

Não é necessariamente um MBA (Mestre em Administração de Empresas) que vai catapultar você para o topo da lista do próximo CEO.

Habilidades pessoais também são importantes. A liderança é provavelmente a mais óbvia. Mas os profissionais C-Suite também precisam ser capazes de se comunicar de maneira eficaz com pessoas em todos os níveis da organização.

Como líderes de uma organização, a gestão do tempo é essencial para o sucesso deles próprios e da empresa. Como futuro CIO ou CEO, você também precisará demonstrar habilidades como pensamento crítico, empatia e solução de problemas.

Felizmente, muitas experiências diversas permitirão que você exercite suas habilidades pessoais. Portanto, não descarte essa atribuição um pouco fora de seu campo ou descarte o novo programa de trabalho voluntário de sua empresa.

Recém-graduado? Faça estas 5 coisas para chegar ao C-Suite (antes de seus colegas)
Foto: (reprodução/internet)

Veja também: Lidere através de exemplos com esses hábitos saudáveis no trabalho

4. Rede.

Você sabia que isso ia acontecer, certo? Você provavelmente já ouviu o ditado “Não é apenas o que você sabe, é quem você conhece. “O boca a boca ainda é uma das maneiras mais eficazes de colocar seu nome na lista. 

Para avançar ao topo, você precisa de uma rede sólida. Isso não significa pedir favores às pessoas imediatamente ou apresentá-los. Seja diplomático e diplomático.

Você precisa construir relacionamentos fortes. Antes mesmo de você precisar perguntar.

E não apenas dentro da sua empresa. Encontre também pessoas em seu setor que tenham objetivos e ambições semelhantes.

E sim, você pode fazer isso durante uma pandemia. Inscreva-se no LinkedIn, se ainda não o fez. Junte-se a grupos relevantes relacionados ao setor nas redes sociais e interaja com o conteúdo de outros profissionais. Participe de eventos de rede virtual. Existem muitas maneiras de se conectar com segurança em sua casa.

5. Estar sempre aprendendo

As indústrias estão mudando constantemente. Nova tecnologia. Novas práticas recomendadas. Novos conjuntos de habilidades para usar. A mentalidade do aluno é essencial para crescer e se tornar um líder mais eficaz em sua área.

Mas isso não significa que você precise necessariamente gastar milhares em pós-graduação ou em uma nova certificação. 

Leia livros. Participe de conferências relevantes. Ouça os líderes do setor em podcasts ou mídia social. Inscreva-se em boletins informativos. Existem inúmeras maneiras de se manter atualizado sobre as últimas novidades em sua área e manter suas habilidades atualizadas.

Sim, você acabou de atravessar aquele palco. Mas nunca é cedo demais para começar a planejar sua futura carreira. As posições no topo são poucas e distantes entre si em comparação com os empregos de nível de entrada. Se você quer mesmo avançar para o C-Suite um dia, use estas dicas para começar a planejar agora.

Fique por dentro: O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec