Fique atento a esses sinais sutis de que sua equipe está apresentando baixo desempenho

Fique atento a esses sinais sutis de que sua equipe está apresentando baixo desempenho
Foto: (reprodução/internet)

Existem sinais reveladores quando uma equipe começa a apresentar desempenho inferior. A meta de qualquer gerente deve ser detectar o baixo desempenho e resolvê-lo antes que o problema atinja a massa crítica na forma de números, lucros e produtividade em declínio.

Como você identifica o desempenho insatisfatório e como saber quando um funcionário anteriormente adequado ou mesmo bom, deu uma virada negativa? Se você não consegue identificar os sinais de alerta, não pode agir para solucioná-los. 

ANÚNCIO

O resultado pode ser um processo de RH demorado, mudanças de pessoal e uma transformação turbulenta da equipe, que também é negativo para os resultados financeiros. 

Aqui estão os sinais de que sua equipe e os membros da equipe estão com baixo desempenho e as etapas que você pode seguir para mudar as coisas antes que seja tarde demais.

Sinais de que sua equipe corre o risco de ter um desempenho insatisfatório

O engajamento diminui

A falta de engajamento é um sinal de alerta de que sua equipe não está desempenhando todo o seu potencial e pode estar fadada ao desastre. 

Um funcionário engajado está comprometido com seu trabalho, apaixonado pelo que faz e vê um futuro na organização. Eles estão emocionalmente envolvidos no que está acontecendo em vários níveis. Um funcionário descomprometido é alguém que segue as regras. O trabalho é apenas um trabalho. O objetivo deles é passar o dia e ir para casa.

Medir o engajamento pode ser complicado, mas alguns sinais de um funcionário desinteressado incluem má comunicação, silêncio nas reuniões, absenteísmo e rejeição de novas ideias imediatamente.

Leia também: Use estas 6 técnicas de escuta ativa para uma reunião mais produtiva

Um funcionário desinteressado não está interessado em tentar algo novo ou ultrapassar os limites. Isso requer iniciativa e determinação. 

Claro, o funcionário pode chegar na hora para as reuniões e seguir em frente, mas raramente, ou nunca, oferecerá perspectiva, insight ou novas ideias. Eles se comunicarão, mas será o mínimo. Eles existirão, mas não se envolverão.

Os colegas começam a reclamar

Quando os colegas começam a reclamar, os ouvidos do gerente devem se animar. As pessoas geralmente suportam algum nível de frustração. 

Ninguém quer ser um tagarela, e a maioria das pessoas simplesmente lidará com uma questão negativa aqui e ali e continuará o seu dia. Quando você atinge um ponto de verbalização, especialmente para um gerente, é provável que haja um problema significativo.

Se você tem funcionários engajados, eles querem fazer um bom trabalho e estão emocionalmente empenhados em fazê-lo. 

Um colega que não se importa muito é um obstáculo para que eles sejam capazes de realizar. Se você tem um funcionário com desempenho insatisfatório, está se comunicando mal, perdendo prazos ou não é muito produtivo, provavelmente ouvirá sobre isso. 

Fique atento a esses sinais sutis de que sua equipe está apresentando baixo desempenho
Foto: (reprodução/internet)

A melhor coisa que você pode fazer é ter uma política de portas abertas e incentivar uma boa comunicação. Se sua equipe souber que pode procurá-lo, mais cedo você ouvirá sobre esse tipo de problema.

A qualidade do trabalho diminui

Erros que ocorrem repetidamente são um sinal de que seu funcionário fez check-out mentalmente. Alguém que está cumprindo as regras ou não está totalmente comprometido tem maior probabilidade de cometer erros por descuido. De certa forma, erros e declínio na qualidade são tanto um sinal de baixo desempenho quanto um resultado.

Qualquer um pode cometer um erro. Acontece. Mas existem diferenças entre um erro honesto e um descuidado.

  • O funcionário realiza a devida diligência e verificações de qualidade para detectar os erros?
  • O erro foi algo que deveria ter sido detectado ou houve uma circunstância atenuante?
  • O funcionário toma medidas proativas para garantir a qualidade do trabalho ou é totalmente reativo ao que acontece ao seu redor?

Ao avaliar a qualidade do trabalho, há perguntas importantes que os gerentes devem fazer e responder.

Veja também: Construa boas ideias para forjar sua equipe e sua carreira

Há queda de produtividade

Uma queda na produtividade é um sinal comum de que uma equipe ou membro da equipe começou a apresentar desempenho inferior. 

Se a equipe produzia em um determinado nível e essa produtividade caiu por motivos desconhecidos, é um sinal de que algo está errado. Isso se aplica ao engajamento; membros da equipe desengajados executam as tarefas e fazem o mínimo necessário para passar o dia.

Este sinal se mostra em ter uma equipe ou membro da equipe que sempre diz que algo não pode ser feito em um determinado período de tempo. 

Claro, todos podem ter problemas com prazos apertados, mas se uma equipe sempre disser que um prazo não é razoável ou impossível, é hora de dar uma olhada no desempenho

Uma equipe de forte desempenho e um membro da equipe tentarão cumprir prazos desafiadores, trabalhando com colegas para priorizar e mudar os projetos para fazer as coisas funcionarem. Um mau desempenho reclamará ou indicará que as coisas não podem ser feitas porque estão “atoladas”.

Fique atento a esses sinais sutis de que sua equipe está apresentando baixo desempenho
Foto: (reprodução/internet)

O que você pode fazer sobre desempenho insatisfatório

Linhas abertas de comunicação são uma forma importante de lidar e evitar problemas de desempenho insuficiente. 

Os funcionários querem se sentir valorizados e ouvidos. Se sua equipe acreditar que você não está interessado nas ideias deles, eles deixarão de compartilhá-las. Se eles acreditarem que você não agirá ou fará nada a respeito de um membro da equipe com desempenho insatisfatório, eles vão parar de falar sobre isso. 

Se eles acharem que você não se importa com eles ou com suas preocupações, eles não se importarão com você ou com a organização. O engajamento é uma via de mão dupla. E o engajamento ajudará a manter seus funcionários motivados e com forte desempenho.

Se um membro da equipe começou a ter um desempenho ruim, investigue os motivos. Às vezes, eles são bastante solucionáveis. Por exemplo, a má qualidade do trabalho às vezes pode ser devida ao descuido, mas também pode ser sistêmica. Se for sistêmico, pode haver ajustes organizacionais que podem ser feitos para resolver o assunto.

Fique por dentro: 5 citações inspiradoras de líderes empresariais para ajudá-lo a se manter motivado

Como gerente, a coisa mais importante que você pode fazer para lidar com o baixo desempenho é ser proativo. Isso lhe dará a resposta à pergunta sobre o que está causando o baixo desempenho. 

Por exemplo, o desempenho de uma equipe inteira pode ser prejudicado por um membro improdutivo. Nesse caso, é essencial agir e fazer uma mudança para salvar a equipe como um todo.

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO