Habilidades sociais de gerenciamento de que você precisa (e como incluí-las em seu currículo)

Habilidades sociais de gerenciamento de que você precisa (e como incluí-las em seu currículo)
Foto: (reprodução/internet)

As habilidades pessoais são um elemento essencial da liderança. Habilidades e técnicas são mais tangíveis, mas líderes e gerentes realmente eficazes promovem o sucesso em suas equipes por meio de habilidades sociais cruciais que podem ser difíceis de definir e articular em um currículo. 

Essas habilidades pessoais costumam ser a diferença entre ser um líder definidor e um agente de mudança e simplesmente ser um gerente adequado. Então, o que são exatamente habilidades pessoais e como você as articula de maneira eficaz? Este guia o ajudará a identificar e destacar seus pontos fortes pessoais.

Comunicação

A comunicação é uma habilidade que é falada e discutida em entrevistas, mas como você transmite que é um grande comunicador em um currículo? Comunicadores verdadeiramente excelentes podem articular uma visão para uma equipe de uma forma que os motive a cumprir metas e abraçar a ideia. 

Há uma diferença significativa entre surgir com uma iniciativa e implementar essas ideias. Uma boa comunicação envolve:

  • Perguntas Antecipadas – Contar a alguém sua ideia e como isso afeta o papel dela é apenas parte da batalha. Saber o porquê e articular a visão geral pode ajudar sua equipe a embarcar e fazer com que se sintam parte do processo.
  • Envolvendo as partes interessadas – saber com quem falar e com quem se comunicar é quase tão importante quanto o que você está dizendo. Agendar uma ligação e deixar alguém de fora ou deixar de entrar em contato com todas as partes relevantes pode matar até mesmo as iniciativas mais bem-intencionadas.
  • Comunicação produtiva – Ninguém gosta de reuniões por causa de reuniões. A comunicação eficaz tem um objetivo e as reuniões ou teleconferências devem sempre terminar com orientações e orientações claras. Os acompanhamentos planejados adicionam um elemento necessário de estrutura aos projetos.
  • Ouvir – deixe as pessoas desafiarem suas ideias. É melhor colocar as perguntas e o ceticismo abertamente, em vez de deixar as preocupações apodrecerem sob a superfície. Se você pensou nas coisas, é uma chance de explicar seu pensamento, se alguém levantar um ponto que você não gostou – leve a crítica a sério e explore-a.
  • Empatia – compreender as necessidades e preocupações das pessoas que trabalham para você é um elemento crucial para ser um bom gerente. A empatia permite que os gerentes entendam como as decisões que tomam afetarão os outros, e boas habilidades de comunicação podem fornecer essa perspectiva.

Leia também: Passos para profissionais bem-sucedidos, mas infelizes, encontrarem significado

Destacando a comunicação em seu currículo

Uma ótima maneira de mostrar que você é um comunicador eficaz é demonstrar iniciativas que você conseguiu implementar em todos os departamentos ou em toda a empresa. 

Transforme a comunicação na descrição de como você foi capaz de implementar uma estratégia e as etapas executadas. Provavelmente, você teve que liderar reuniões, vender sua ideia para colegas e trabalhar multifuncionalmente. Compartilhe essas informações e destaque as etapas que você executou para garantir uma comunicação eficaz.

Fortalecimento

A maneira como um gerente capacita sua equipe para o sucesso costuma ser um conjunto de habilidades esquecido, mas é algo que separa o gerente médio dos grandes. 

Grandes gerentes não se intimidam com o sucesso das pessoas que supervisionam; em vez disso, eles se orgulham do desenvolvimento da carreira e do crescimento da equipe. 

Empoderamento é uma espécie de ato de equilíbrio – você quer que a equipe assuma as rédeas dos projetos pelos quais você é responsável, mas também precisa ter certeza de que eles estão em uma posição de sucesso.

Habilidades sociais de gerenciamento de que você precisa (e como incluí-las em seu currículo)
Foto: (reprodução/internet)
  • Propriedade  – um grande gerente sabe como delegar e permitir que a equipe se aproprie dos projetos.
  • Desenvolvimento de carreira  – gerentes eficazes conhecem os pontos fortes e as metas de seus funcionários e trabalham para ajudá-los a ter sucesso e atingir essas metas. Oferecer aos funcionários oportunidades de treinamento e feedback construtivo são elementos essenciais da gestão de funcionários. Também é uma ótima maneira de promover a lealdade e reter os melhores jogadores.
  • Direção adequada  – Isso se encaixa na comunicação, mas um grande gerente dá uma direção clara aos funcionários e trabalha para colocá-los em uma posição de sucesso sem micro gerenciar o projeto.

Demonstrando Empoderamento em um currículo

O sucesso de sua equipe reflete em sua eficácia como gerente. Articular suas realizações e o papel que você desempenhou para ajudá-los a atingir esses objetivos mostra sua capacidade de liderança e que você é realmente um líder de equipe.

Veja também: Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber

Decisão

Grandes gerentes precisam tomar decisões difíceis. Existem muitos gerentes que lutam para tomar decisões. Eles temem cometer um erro. Ou eles esperam, e esperam, e esperam, querendo que alguns dados mágicos ou análises apareçam que lhes dirão qual é a escolha certa, em vez de mergulhar e assumir a responsabilidade

Grandes administradores entendem que a indecisão é pior do que tomar uma decisão que inicialmente não funciona.

Habilidades sociais de gerenciamento de que você precisa (e como incluí-las em seu currículo)
Foto: (reprodução/internet)
  • Aumento de moral  – a indecisão confundirá sua equipe e frustrará seus funcionários de alto desempenho. Os funcionários querem saber o que precisam fazer e desejam orientação. Um líder decisivo é bom para o moral.
  • Aprendendo com os erros  – todos tomam decisões que não funcionam; no entanto, isso permite que as empresas façam ajustes e iterem. A indecisão retarda o processo.
  • Promovendo a inovação  – as empresas precisam de funcionários dispostos a lançar ideias e se arriscar. O medo das decisões (ou do fracasso) prejudica a motivação e a inovação. Sempre parece mais seguro não fazer nada do que tentar fazer algo diferente. Gerentes indecisos contribuem para esses medos.

Determinação em seu currículo

Destaque exemplos de quando você teve que tomar uma decisão difícil e como você fez para tomá-la. 

Talvez tenha sido reavaliando fornecedores terceirizados, ou decidindo sobre um web design, ou talvez você tenha que reestruturar a equipe. Há muitas maneiras de demonstrar e destacar sua determinação em um currículo e como você ajudou a fomentar a inovação e a experimentação.

Lembre-se de destacar suas habilidades leves

Habilidades pessoais são a chave para implementar uma visão e ser um gerente de sucesso. Destacar essas habilidades em seu currículo pode realmente diferenciá-lo dos outros candidatos.  Ao construir seu currículo, lembre-se de incorporar exemplos de habilidades soft em realizações e responsabilidades profissionais. 

Mesmo que não seja algo que você percebeu na época, você provavelmente usou habilidades sociais como comunicação, capacitação e tomada de decisões todos os dias. Quando se trata do seu currículo, lembre-se de destacar como cada um desempenhou um papel no seu sucesso.

Fique por dentro: A pesquisa mostra: a política de seu empregador pode afetar sua motivação

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec