Fale essas coisas para ganhar respeito no trabalho com rapidez

Fale essas coisas para ganhar respeito no trabalho com rapidez
Foto: (reprodução/internet)

O respeito entre colegas e equipes é fundamental para atingir as metas do local de trabalho. 

Independente da posição, é essencial respeitar os colegas, superiores, clientes e aqueles que trabalham sob sua equipe. Isso começa por compreender o que é respeito no local de trabalho e como isso pode ser demonstrado na maneira como você fala com as pessoas no escritório.

O que é respeito no local de trabalho?

Respeito é atributo de tratar bem os outros, com dignidade e apreço. Uma atitude de respeito para com os colegas de trabalho deve prevalecer, independentemente de seus sentimentos pessoais em relação a eles. 

Os líderes devem mostrar respeito aos membros de sua equipe e, por sua vez, os membros da equipe devem respeitar seus colegas e líderes.

A seguir estão alguns motivos para manter o respeito no local de trabalho:

  • Respeito promove um ambiente de trabalho positivo onde todos se sentem valorizados, ouvidos e dignos;
  • Reduz o estresse e a ansiedade, o que por sua vez, torna os trabalhadores mais produtivos e criativos;
  • Aumenta a colaboração entre as equipes e incentiva todos os membros a contribuir com ideias para o bem comum. O trabalho é concluído mais rápido e muitas vezes acima das expectativas definidas;
  • Aumenta a satisfação do funcionário no trabalho, reduzindo a rotatividade e aumentando o desempenho e a ambição no ambiente corporativo;
  • Cria um ambiente justo, onde todos os conhecimentos e habilidades dos trabalhadores são apreciados, independentemente da formação.

Leia também: Lidere através de exemplos com esses hábitos saudáveis no trabalho

Cinco frases para ganhar respeito no local de trabalho

A comunicação eficaz , escrita ou falada, é um aspecto crítico para promover o respeito no local de trabalho. As palavras certas irão ajudá-lo a capacitar e envolver os membros da equipe para atingir os objetivos de negócios. Aprenda essas frases que devem fazer parte de sua linguagem diária para ganhar respeito em seus círculos profissionais.

1. ‘Com licença’, ‘por favor’ e ‘obrigado’

A cortesia comum é a forma mais básica de comunicação respeitosa em qualquer ambiente. No entanto, a cortesia comum, mesmo quando você está em uma posição de liderança, estende o respeito ao destinatário de sua mensagem, incentivando-o a retribuir com respeito.

É comum que colegas de trabalho deixem de lado o comportamento cortês, especialmente em momentos de estresse ou ao falar com pessoas abaixo de você. No entanto, isso comunica falta de consideração – mesmo que o que você esteja pedindo seja “parte do trabalho”. É possível fazer pedidos firmes, mas respeitosos, sem perder a cortesia.

Nunca se esqueça de mostrar apreço e reconhecer as contribuições dos membros da equipe. Dizer ‘obrigado’ aumenta a moral dos funcionários e aumenta sua confiança, o que cresce diretamente a satisfação no trabalho e a produtividade em tarefas futuras.

Fale essas coisas para ganhar respeito no trabalho com rapidez
Foto: (reprodução/internet)

2. ‘Diga-me mais’ ou ‘O que você acha?’

O trabalho em equipe colaborativo significa mostrar interesse e curiosidade. Essas frases ajudam você a buscar as ideias e opiniões dos outros, ajudando-o a aprender as perspectivas dos outros e, ao mesmo tempo, fazendo com que se sintam importantes ou valorizados.

Lembre-se de ouvir ativamente as ideias que eles fornecem depois de pedir sua opinião. Pedir com sinceridade, ouvir e responder nos momentos apropriados, ajuda os outros a se sentirem valorizados e mais comprometidos com seus objetivos. Eles também tendem a retribuir, mostrando respeito, independentemente de sua posição.

Veja também: Bons exemplos de atendimento ao cliente

3. ‘Você tem isso’ ou ‘é sua escolha’

É impossível para uma pessoa fazer tudo no local de trabalho. Os líderes de equipe devem aprender a colaborar de forma eficaz e capacitar membros para lidar com certas responsabilidades e, em seguida, acompanhar expressando confiança em suas habilidades.

Se eles pedirem conselhos a você ou parecerem inseguros sobre uma determinada decisão, encorajá-los a acreditar em suas habilidades ajuda muito a desenvolver habilidades de liderança neles.

Evite micro gerenciar sua equipe após delegar tarefas. Examine as capacidades de cada um dos membros da sua equipe e, em seguida, permita que trabalhem da melhor maneira, oferecendo incentivo sem ser autoritário.

Pode levar algum tempo para ambas as partes se acostumarem, mas capacitar os membros de sua equipe, respeitando seu julgamento, criará um ambiente de trabalho mais forte e bem-sucedido.

4. ‘Como posso servi-lo hoje?’

Se você deseja realmente se destacar no local de trabalho, tente usar esta frase simples. Os líderes, especialmente, podem se beneficiar ao comunicar a liderança servil a seus funcionários. Isso significa encontrar maneiras de ajudá-los e servi-los, bem como capacitá-los a cumprir suas funções no local de trabalho.

Liderança servil também significa encorajá-los a explorar suas ambições de carreira e maximizar seu potencial. Faça com que seus colegas e subordinados sintam que podem abordá-lo e faça um esforço para expor suas preocupações quando o fizerem.

Fale essas coisas para ganhar respeito no trabalho com rapidez
Foto: (reprodução/internet)

5. ‘Peço desculpas’ ou ‘Foi minha culpa’

A frase “sinto muito” no local de trabalho foi difamada como um sinal de fraqueza, mas isso é um erro! Pedir desculpas ou aceitar falhas quando você está errado e trabalhar para corrigir seus erros, mostra grande força e responsabilidade. Os líderes devem estar especialmente dispostos a admitir suas falhas.

O reconhecimento de seus erros deve ser seguido de ações redentoras, ou então suas desculpas soarão vazias. Peça ajuda ou orientação, se necessário, para não cometer os mesmos erros no futuro. Evite transferir a culpa e apontar o dedo a todo custo. 

A responsabilidade pessoal mostrará à sua equipe que você se mantém em um padrão elevado e que reconhece sua própria humanidade e falibilidade. No local de trabalho humanizado de hoje, isso cultivará o respeito por sua liderança e aprofundará a confiança de sua equipe em você.

Conclusão

Respeitar os outros é uma das melhores maneiras de garantir que eles desenvolverão um respeito genuíno por você. Há muitas maneiras de mostrar respeito no local de trabalho: falando com gentileza, permitindo que os outros expressem suas opiniões e dando a atenção e o feedback corretos quando necessário. 

Profissionalismo significa deixar de lado qualquer preconceito pessoal e agir com respeito em relação aos colegas e supervisores. Ao fazer isso, você conquistará o respeito das pessoas ao seu redor, independentemente de sua posição.

Fique por dentro: O futuro do trabalho está aqui: como implementar um modelo híbrido de trabalho?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec