Quando um colega de trabalho passar dos limites, siga estas etapas (e proteja seu trabalho)

Quando um colega de trabalho passar dos limites, siga estas etapas (e proteja seu trabalho)
Foto: (reprodução/internet)

As funções definidas são fundamentais para o sucesso no trabalho. É por isso que existem em todos os locais de trabalho. Mas o que você faz quando um colega de trabalho ultrapassa o limite de sua função? Como você define limites para proteger seu trabalho sem queimar a reputação?

A travessia de fronteiras no trabalho pode assumir várias formasO colega de trabalho pode trabalhar nos bastidores para alcançar um papel de tomada de decisão mais ativo em seus projetos, como um gerente de marketing que vai a colegas e até mesmo outros departamentos para opinar sobre os projetos de um gerente de vendas.

ANÚNCIO

Isso pode até funcionar por um curto período de tempo quando as funções são, na verdade, um pouco confusas, pois podem estar entre marketing e vendas. Ou um colega pode envolver seu chefe, sugerindo um projeto ou direção em uma área que é sua competência.

Eles podem criar um comentário casual, como “tudo bem se eu continuar com isso?” em torno da sugestão de dar uma permissão de autoridade. Em outra direção, um colega pode envolver a equipe de apoio, dando-lhes instruções (quando não está fisicamente presente) sobre projetos e áreas que são seus por direito, se a cadeia de comando for seguida.

Leia também: Como se dar bem com os colegas de trabalho

Um colega pode simplesmente falar com você em reuniões de equipe ou conversas como se tivessem autoridade sobre você, ou casualmente lançar sugestões ou mesmo comandos que estão em sua competência.

Finalmente, um colega em empresas fluidas ou mal administradas pode não apenas tentar fazer o seu trabalho, mas também interceptar projetos e executá-los.

Essas ultrapassagens podem ser inconscientes ou propositalmente, mas, de qualquer forma, cabe a você estabelecer limites claros. Então, qual é a maneira correta de lidar com um colega cruzando a linha em qualquer uma dessas áreas? Aqui estão as melhores etapas a serem seguidas.

ANÚNCIO

Reitere calmamente as linhas de autoridade adequadas.

Se você descobrir que um colega está iniciando projetos seus por direito ou cruzando linhas por agir como se tivesse autoridade que não tem, reitere as linhas de autoridade adequadas de forma diplomática e calma. 

Um comentário como “Vou tomar a decisão sobre os melhores canais de comunicação para os vendedores depois de conversar com eles, como sempre faço” deve deixar claro que a autoridade vem de você.

Outra via, é perguntar diretamente de onde vem sua autoridade, como “o Diretor Executivo e eu discutimos as metas de vendas e seus principais motivadores na semana passada. Essa é uma nova contribuição do marketing?”

Quando um colega de trabalho passar dos limites, siga estas etapas (e proteja seu trabalho)
Foto: (reprodução/internet)

Fale com seu chefe.

É importante discutir esses incidentes com seu chefe, por vários motivos. Em primeiro lugar (e o mais importante), se as linhas de autoridade se tornaram confusas nas mentes de outras pessoas na empresa (ou mesmo dos clientes), um chefe pode firmar os limites deixando claro quem tem autoridade para áreas e projetos.

Autoridades pouco claras e projetos iniciados ou indo em frente sem cadeias de comando adequadas podem ser uma dor de cabeça para os chefes. Dê ao seu chefe a chance de parar com isso para facilitar a vida de todos os envolvidos.

Em segundo lugar, seu chefe pode ter respondido positivamente à pergunta de um colega de trabalho “se importa se eu concordar com isso?”, porque eles realmente não perceberam que o resultado final invadiria sua autoridade. Se algo assim ocorreu, eles podem corrigir isso esclarecendo as linhas de autoridade.

Terceiro, seu chefe pode não estar ciente da rivalidade incipiente ou crescente entre suas equipes. Eles precisam estar informados para diminuir a rivalidade doentia.

Converse com seus colegas, mas não faça fofoca.

Os colegas de trabalho que tentam obter autoridade de outras pessoas podem tentar obter autoridade de várias pessoas. No mínimo, um colega de trabalho que fala como se tivesse autoridade que não possui provavelmente o terá feito para mais de uma pessoa!

Peça conselhos aos seus colegas. Eles tentaram alguma estratégia ou resposta que foi particularmente eficaz?

Falar com seus colegas também publicará informalmente a tomada de poder – o que tornará mais difícil para o colega ofensor seguir em frente.

As pessoas podem seguir em frente com movimentos de ultrapassagem de limites quando não têm certeza sobre o jogo final, mas uma vez que sabem o placar, é muito menos provável que sejam uma peça de xadrez no jogo de seu colega ofensor.

Veja também: Você deve trabalhar com (ou para) amigos?

Corrija interrupções de comunicação.

Às vezes, o cruzamento de fronteiras ocorre interrompendo seu lugar na cadeia de comunicação. 

Você pode descobrir mudanças em um projeto sob sua autoridade quase por acidente, quando todos tiverem recebido um e-mail sobre isso, ou algo próximo a isso. Ou pode você pode começar a receber e-mails de equipes em que não tem autoridade, na tentativa de confundir as percepções sobre o que exatamente você é responsável.

Responda rapidamente a isso. Peça para ser incluído em listas de e-mail e outros canais de comunicação conforme apropriado.

Quando um colega de trabalho passar dos limites, siga estas etapas (e proteja seu trabalho)
Foto: (reprodução/internet)

Ignore informação irrelevante ou enganosa.

Use as etapas acima para impedir qualquer tentativa de um colega de cruzar os limites de sua autoridade, seus projetos e sua equipe.

Mas concentre-se apenas em resolver as tentativas reais. Se você e seu chefe determinarem em conjunto que essas tentativas são irrelevantes ou enganosas – todas exageradas e sem efeito real – ignore quaisquer tentativas que o colega faça para atraí-lo.

Esse tipo de colega de trabalho pode tentar argumentar diretamente com você sobre questões que não são de sua preocupação ou fazer comentários e sugestões sobre áreas nas quais ele não tem o direito de dar feedback. 

Nunca se deixe levar por essas tentativas. Você não quer solidificar nenhuma tentativa de intromissão. Seja educado e neutro. Um simples “Levarei seus comentários em consideração” é o máximo que você deve fazer.

Fique por dentro: Fale essas coisas para ganhar respeito no trabalho com rapidez

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO