Você está causando a impressão correta online? Siga estes três passos para aprimorar sua presença nas mídias sociais

Você está causando a impressão correta online? Siga estes três passos para aprimorar sua presença nas mídias sociais
Foto: (reprodução/internet)

Chegou a hora – você está pronto para iniciar a próxima fase de sua carreira. Você atualizou seu currículo e desenterrou seu traje de entrevista, mas o que você fez para aprimorar sua presença nas redes sociais?

De acordo com uma pesquisa recente da comunidade Ivy Exec, 45% dos gerentes de contratação e profissionais de RH admitem que “sempre” verificam os perfis de mídia social de um candidato, enquanto outros 30% dizem que “às vezes” olham

Isso significa, que três quartos dos possíveis empregadores provavelmente verão sua presença online em algum ponto do processo de contratação!

Com probabilidades como essas, você não pode ignorar sua presença online. Você deve otimizar sua presença para que reflita o profissional que você é agora e o futuro que deseja para si mesmo. Neste guia, mostraremos como revitalizar e construir sua presença online para ter sucesso em um mercado de trabalho competitivo.   

Aprimore sua presença nas redes sociais para sua busca de emprego

Refresque sua foto

Você provavelmente já causou sua primeira impressão muito antes de falar com um potencial empregador por meio de seu perfil do LinkedIn. Sua fotografia é particularmente importante aqui. Somente no LinkedIn, os membros que incluem uma foto recebem até 21 vezes mais visualizações de perfil e 36 mais mensagens. 

Os usuários com foto de perfil fotografado profissionalmente recebem 14 vezes mais visualizações. Além disso, como 65% dos entrevistados em nossa própria pesquisa dizem que olham seu perfil antes da entrevista, é importante evitar criar confusão ou até mesmo surpresa quando você entrar e se encontrar pessoalmente pela primeira vez. 

Uma foto borrada ou de baixa qualidade pode ser prejudicial à sua reputação profissional. 

Com 60% dos gerentes de contratação que pesquisamos dizendo que a “apresentação pessoal” poderia fazer com que reconsiderassem um candidato – significativamente mais do que os 20% que disseram que as opiniões políticas ou mesmo os 30% que disseram que a adequação cultural os faria hesitar. 

Se puder, tente encontrar um fotógrafo profissional com experiência em negócios e fotos corporativas. Se isso não for viável, você ainda pode tirar uma ótima foto em casa usando seu smartphone. Basta usar um fundo limpo e simples, como uma parede branca, e usar um aplicativo de edição gratuito como o Snapseed para iluminar e melhorar sua foto.

Leia também: Dicas de procura de emprego durante a COVID-19

Um headshot (foto de perfil) profissional atualizado é um ativo digital multifuncional. Você pode usá-lo na mídia social, seu site, blog, brochuras, marketing por e-mail, publicações para as quais você envia e até mesmo em seus aplicativos de mensagens instantâneas como o Skype. 

Para promover uma imagem profissional que seja uma representação polida e precisa do profissional que você é agora, geralmente é recomendável atualizar sua foto pelo menos a cada 2 anos.

Você está causando a impressão correta online? Siga estes três passos para aprimorar sua presença nas mídias sociais
Foto: (reprodução/internet)

Envolva-se com tato em seus perfis de mídia social

A mídia social coloca sua marca profissional em um palco central. De acordo com o  SHRM , 84% das organizações usam a mídia social para recrutar candidatos ativamente. Aqueles que não o estão usando para recrutamento puro, ainda o estão usando para ter uma ideia de quem você é como candidato.

O BusinessNewsDaily relata que 47% dos empregadores disseram que não chamariam uma pessoa para uma entrevista se não pudessem encontrá-la online. Mais de um quarto disse que é porque gosta de coletar mais informações antes de ligar para um candidato e 20% dizem que é porque espera que os candidatos tenham uma presença online.

Para a sua procura de emprego, concentre-se em plataformas como LinkedIn e TwitterFacebook, Instagram e Pinterest geralmente têm usos mais pessoais, então sugerimos torná-los privados. Se você postar vídeos no YouTube além do escopo de sua vida profissional, deve considerar torná-los privados também.  

Procure no Google para ver o que aparece e o que você precisa remover. Quando perguntamos aos gerentes de contratação, os entrevistados sempre disseram que a falta de profissionalismo ou conteúdo impróprio nas redes sociais de um candidato os faria reconsiderar a contratação dessa pessoa. 

Quando os recrutadores usam a mídia social para ter uma ideia de quem você é , eles procuram demonstrações de seus interesses em seu campo ou setor, recomendações do LinkedIn e quaisquer atividades de caridade ou comunidade nas quais você esteja envolvido.

Veja também: Dicas de carreiras: como se tornar um animador?

Essas são as características de um funcionário apaixonante, engajado e agradável. Esta é uma consideração especialmente importante para aqueles que buscam um pivô em sua carreira. 

Não se esqueça de que uma parte importante de colocar sua parte mais atrativa on-line é para tornar mais fácil para as pessoas certas encontrarem você. Isso significa otimizar suas plataformas sociais, como o LinkedIn, para que você seja descoberto. 

Por exemplo, seu título deve ser conciso com palavras-chave, tornando mais fácil encontrar sua área de especialização. Também é fundamental que sua seção ‘Resumo’ seja rica em palavras-chave. Editar seu URL para mostrar seu nome, ex: “jane-smith”, irá percorrer um longo caminho para torná-lo detectável no Google ou em outros mecanismos de pesquisa. 

Também é importante listar suas habilidades e ser aprovado por elas; quanto mais outras pessoas o endossarem, maior será a probabilidade de você aparecer nas pesquisas quando alguém estiver procurando por essas habilidades específicas.

Você está causando a impressão correta online? Siga estes três passos para aprimorar sua presença nas mídias sociais
Foto: (reprodução/internet)

Publique-se para estabelecer autoridade em seu campo

Ser divulgado em uma publicação de boa reputação pode fazer maravilhas pela sua marca pessoal e, consequentemente, pela sua carreira. Isso demonstra que você é um líder inovador em seu setor e estabelece sua credibilidade em seu mercado. 

Além disso, um artigo em uma publicação online com sua assinatura o expõe a novos públicos, melhora os resultados de pesquisa para o seu nome e faz as pessoas quererem se conectar com você e comprar sua marca. 

Comece anotando e pesquisando as publicações que você tem interesse em direcionar. Verifique que tipo de artigos eles aceitam e publicam. Anote o assunto, o tom, a duração e que tipo de fontes eles inferem. Observe as diretrizes de envio que eles exigem

Então é hora de criar um argumento de venda personalizado especificamente para o público dessa publicação. Uma estratégia eficaz é criar um argumento de venda que se pareça com a introdução de um artigo. Por exemplo, “X por cento das organizações sentem que não aproveitam ao máximo seus dados. 

Fique por dentro: Faça a si mesmo essas perguntas para encontrar um trabalho que atenda aos seus objetivos

De acordo com o estudo Y, ”etc. Esta é uma forma de mostrar a qualidade de sua ideia e sua expertise no assunto, não apenas se promovendo como escritor. Incluir um link para seu site ou portfólio com clipes relevantes é essencial para que o editor possa avaliar sua capacidade.

Depois de publicado, comece a trabalhar para promovê-lo, adicioná-lo ao LinkedIn e exibi-lo entre seus outros projetos. Quem sabe? Um recrutador ou gerente de contratação pode lê-lo e decidir que eles têm para você tem em sua equipe.

Conclusão

Quando perguntamos aos gerentes de contratação e profissionais de RH se a presença na mídia social provavelmente influenciaria suas decisões, 90% disseram que isso poderia ter algum efeitoNesse ritmo, você não pode ignorar ou alterar sua auditoria digital e atualização. 

Sua presença digital é uma extensão de sua marca pessoal que você precisa otimizar para mostrar-lhe a melhor vida possível. Falamos sobre as diferentes facetas de sua marca online que você precisa atualizar, editar e / ou adicionar. Implemente essas dicas e práticas recomendadas para levá-lo a uma busca produtiva de emprego.

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivyexec