Você deve procurar um novo emprego caso seu salário tenha sido reduzido?

Você deve procurar um novo emprego caso seu salário tenha sido reduzido?
Foto: (reprodução/internet)

Embora milhares de pessoas tenham perdido seus empregos nos últimos meses, também há um segmento da população ativa que sofreu cortes salariais para manter seus empregos. Se você é uma daquelas pessoas que teve seu salário reduzido, pode estar pensando em procurar um novo emprego.

Pode ser conflitante considerar uma mudança em tempos de incerteza, especialmente se você gosta do seu trabalho atual ou da cultura do local de trabalho, mas às vezes, tudo se resume a fazer a matemática somar. Use isso como uma boa oportunidade para reavaliar sua carreira e fazer uma análise completa do que você faz e do que adora fazer.

Você pode acabar por descobrir que, procurar um novo emprego não faz sentido, mas pode ser que a redução salarial signifique que é hora de seguir em frente. Essas dicas ajudarão você a avaliar sua posição, suas opções e facilitará sua busca.

Procure as opções internas primeiro

É provável que, se seu salário foi reduzido, eles também foram reduzidos em toda a empresa. Mas, se você gosta de onde trabalha, pode considerar fazer uma mudança interna: pode haver oportunidades para você ser promovido se outros saírem, ou talvez alguns novos projetos ou cargos sejam criados como resultado de circunstâncias recentes.

Vire sua busca para fora

Se você decidir deixar sua empresa por completo, certifique-se de ter um plano deliberado para fazê-lo. Por mais tentador que seja, não use o tempo ou os recursos da empresa (como seu computador) para pesquisar empregos, pois a maioria das empresas rastreia o uso da Internet em seus dispositivos.

Certifique-se de usar seu endereço de e-mail pessoal e informações de contato ao se inscrever.

Leia também: Faça a si mesmo essas perguntas para encontrar um trabalho que atenda aos seus objetivos

Proteja suas redes sociais

Embora possa ser tentador, não publique seu currículo em painéis de empregos e certamente, não mencione sua procura de emprego em suas redes sociais. Você também pode pedir a sua família e amigos que não mencionem sua pesquisa publicamente.

Certifique-se de que sua mídia social atual baseada em carreira esteja atualizada, mas evite indicar que você está procurando um novo emprego, caso seu empregador monitore sua página. Certifique-se de que todas as atualizações feitas sejam feitas no modo privado, para que seus contatos não sejam imediatamente alertados de que você fez alterações.

Você deve procurar um novo emprego caso seu salário tenha sido reduzido?
Foto: (reprodução/internet)

Seja seletivo em sua rede

Certifique-se de se relacionar com sabedoria com pessoas que podem ajudá-lo, mas que não o venderão para sua empresa ou gerente atual. Inúmeros estudos mostram que conseguir um emprego por meio de uma indicação é muito mais eficaz do que se candidatar por meio de um quadro de empregos.

Seja muito deliberado sobre quaisquer entrevistas de informações que você solicitar aos contatos. Ao entrar em contato, seja explícito que espera a discrição deles e seja honesto sobre o porquê deseja largar sua função atual.

Gerencie suas entrevistas com respeito

Qualquer tipo de entrevista, até mesmo telas de telefone simples, deve ser feito fora do escritório.

Quando você consegue um vídeo ou entrevista pessoalmente, tente agendá-la fora do horário de trabalho; se você informar ao entrevistador que prefere manter sua procura de emprego em segredo, eles geralmente o acomodarão da melhor maneira possível.

Resista à tentação de aceitar imediatamente qualquer convite que o recrutador ofereça e, certifique-se de que a hora e a data sejam propícias para você manter um perfil discreto, como um café da manhã ou almoço, ou peça um horário em que possa deixar seu trabalho atual mais cedo.

Se você tiver que se reunir durante o horário normal de trabalho, tente tirar férias ou folga pessoal em vez de ficar doente, para não ter que mentir. Outra coisa para pensar, é o traje: se você se veste de maneira diferente para uma entrevista do que no trabalho, leve uma muda de roupa com você.

Você deve procurar um novo emprego caso seu salário tenha sido reduzido?
Foto: (reprodução/internet)

Veja também: Como mudar de função na sua empresa sem causar confusão?

Considere todas as ofertas com cuidado

Você pode estar desesperado para voltar ao seu antigo salário, mas certifique-se de realmente revisar a oferta inteira, incluindo o pacote de benefícios, para ter certeza de que está recebendo uma oferta justa. Pense também na sua felicidade pessoal: será possível que você se concentre em começar um novo papel durante esse período?

Depois de ter decidido ir em frente, também não é aconselhável aceitar uma contra oferta do seu empregador atual; pesquisas mostram que, na maioria dos casos, quando as pessoas aceitam uma contra oferta, elas acabam saindo ou até mesmo demitidas.

Avalie todas as implicações de uma mudança agora

Além de uma nova oportunidade de fazer um trabalho significativo ou ingressar em uma nova equipe dinâmica, depois de ter uma oferta em mãos, você vai querer ter certeza de que não está trocando uma situação perigosa pela outra.

Faça sua pesquisa e faça as perguntas difíceis: Qual é a saúde financeira desta empresa? A empresa está crescendo ou há uma chance de que possa haver demissões ou cortes de salários? Os funcionários atuais estão satisfeitos com a forma como a liderança lidou com a pandemia?

O que fazer enquanto isso

Resista à tentação de dizer a seus colegas de trabalho que você está procurando emprego. Eles não apenas podem espalhar as informações para seu gerente, mas podem dificultar as coisas para você com seus colegas de trabalho até que você encontre seu novo emprego.

Você também deve manter o foco em seu trabalho atual e mostrar profissionalismo não apenas porque eles ainda estão assinando seu contracheque toda semana, mas porque haverá menos suspeitas de que você está pensando em sair.

Vá com calma. Mesmo com o corte de seu salário, é um sinal de que sua empresa está em busca de soluções criativas, mesmo que não ideais, para mantê-lo em seu time.

É fácil ficar absorvido e gastar horas e horas procurando emprego e fazendo networking – o que pode ser especialmente cansativo depois de um dia inteiro de trabalho. Dedique um certo tempo todos os dias à sua pesquisa e cumpra-a.

Leia também: Fale essas coisas para ganhar respeito no trabalho com rapidez

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec